DisCrit: os limites da interseccionalidade para pensar sobre a pessoa negra com deficiência

Philippe Oliveira de Almeida, Luana Adriano Araújo

Resumo


A Critical Race Theory (CRT) pode ser conceituada como um quadro referencial que performa uma leitura racializada das relações de classe, e uma leitura de classe das relações étnico-raciais. Os Disability Studies (DS), por sua vez, consistem no programa teórico pautado pela análise dos significados e das concepções de deficiência em sociedade. Engendrada na interseccionalidade entre essas perspectivas, a DisCrit surge como um campo emergente na teoria crítica, que busca reconhecer e aprofundar as influências mútuas entre a Critical Race Theory (CRT) e os Disability Studies (DS). Sua meta imediata é descrita como o integral endereçamento da realidade interseccional de corpos marcados pela negritude e pela deficiência. Há, contudo, um objetivo estrutural de fundamentação da DisCrit, consistente no entrelaçamento dos conceitos de raça e deficiência a partir da crítica da normalidade. A partir disso, buscamos, como objetivo geral, reanalisar a estabilidade conceitual da interseccionalidade como instrumento teórico para entender a experiência da pessoa negra com deficiência. Nossos objetivos específicos são: compreender a DisCrit e seu lugar nos estudos brasileiros de deficiência; tratar da interseccionalidade como cruzamento de duas ou mais categorias socialmente marginalizadas; e propor uma noção de interseccionalidade que redefina normalidades em cor e funcionamentos. Partimos do esforço por compreender se a DisCrit, fundamentada na interseccionalidade entre raça e deficiência, endereça adequadamente as estruturas de opressão geradas pela normalidade. A metodologia utilizada pautou-se por uma pesquisa hipotético-dedutiva, com abordagem qualitativo-descritiva e com aporte fundamental na revisão bibliográfica. Apontamos para a conclusão teórica de que a DisCrit é relevante quando sustentada em uma abordagem interseccional intercategorial sensível à maneira como diferentes marcadores (estampas) sociais recaem sobre um mesmo corpo. No campo do levantamento de literatura brasileira, apontamos para a necessidade de aprofundamento de estudos que contemplem raça e deficiência como categorias enredadas por uma concepção de normalidade.

Palavras-chave


Interseccionalidade; Teoria Crítica Racial; Estudos em Deficiência.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Philippe Oliveira de. O neoliberalismo e a crise dos Critical Legal Studies. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, p. 2229 a 2250, outubro a dezembro de 2018.

ANNAMMA, Subini Ancy. The pedagogy of pathologization: Dis/abled girls of color in the school-prison Nexus. New York: Routledge, 2018.

ANNAMMA, Subini Ancy; FERRI, Beth A.; CONNOR, David J. (Org.) DisCrit: Disability Studies and Critical Race Theory in education. New York: Teachers College Press, 2016.

ANNAMMA, Subini Ancy; FERRI, Beth A.; CONNOR, David J. Disability Critical Race Theory: Exploring the Interseccional Lineage, Emergence, and Potencial Futures of DisCrit in Education. Review of Research in Education, v. 42, n. 1, p. 46 a 71, março de 2018.

ANNAMMA, Subini Ancy; CONNOR, David; FERRI, Beth. Dis/ability critical race studies (DisCrit): Theorizing at the intersections of race and dis/ability. Race Ethnicity and Education, v. 16, n. 1, p. 1-31, 2013.

ANNAMMA, Subini Ancy. Disabling juvenile justice: Engaging the stories of incarcerated young women of color with disabilities. Remedial and Special Education, v. 35, n. 5, p. 313-324, 2014.

ANNAMMA, Subini Ancy et al. Challenging the ideology of normal in schools. International Journal of Inclusive Education, v. 17, n. 12, p. 1278-1294, 2013.

ASHE, Marie et. al. Legal Studies as Cultural Studies: a reader in (post)modern critical theory. Albany: State University of New York Press, 1995.

AUSTIN, Arthur. The Empire strikes back: outsiders and the struggle over legal education. New York; London: New York University Press, 1998.

BAUMAN, Richard W. Ideology and community in the first wave of Critical Legal Studies. Toronto: University of Toronto Press, 2002.

BAYNTON, Douglas C. Disability and the justification of inequality in American history. In: DAVIS, Lennard J. (ed.). The disability studies reader, v. 5, Londres e Nova Iorque: Roudledge, p. 27-39, 2017.

BELL, Chris. Is disability studies actually white disability studies?. In: DAVIS, Lennard (ed). The disability studies reader. 5. ed. Nova Iorque, Londres: Routledge, p. 402-410, 2017.

BELL, Derrick. Race, Racism, and American Law. New York: Little, Brown, 1972.

BELL, Derrick A. Who’s Afraid of Critical Race Theory. University of Illinois Law Review, Champaign, v. III, n. 4, p. 893 a 910, 1995.

BEZERRA, Maria de Lourdes Esteves; CASTRO, Cleyde Oliveira de; ALMEIDA, Murilena Pinheiro de; LIMA, Elizabeth Miranda de. Gênero, raça e a inclusão de pessoas com deficiências visuais em escolas de Rio Branco/Acre. V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades, 6 a 8 set.2017, Salvador–BA. Anais... Bahia, UNEB, 2017.

BRACAMONTE, Jose. Minority critiques of the Critical Legal Studies movement. Harvard Civil Rights-Civil Liberties Law Review, v. 22, n. 2, p. 297 a 299, primavera de 1987.

BRAGA, Rogério Piccino; NEME, Sérgio Aziz Ferrareto. Situações excludentes conjugadas e a proposta do duplo critério de inclusão da pessoa negra com deficiência. XXIII Congresso Nacional do CONPEDI, 5 a 8 nov.2014, João Pessoa-PB., Anais..., 2014.

BRASIL. Cartilha do Censo 2010: pessoas com deficiência. Brasília: SDH-PR/SNPD, 2012.

BRASIL. Censo Demográfico de 2020 e o mapeamento das pessoas com deficiência no Brasil. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cpd/documentos/cinthia-ministerio-da-saude> Último Acesso em: 27 mai. 2020.

BRASIL. Censo Demográfico 2010. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2012.

BROGNA, Patricia. Posición de discapacidad: los aportes de la Convención. SRE, México, 2010.

BUZAR, Francisco José Roma. Interseccionalidade entre raça e surdez: a situação de surdos (as) negros (as) em São Luís-MA. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasilia. Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2012.

CAMPBELL, Fiona A. Kumari. Exploring internalized ableism using critical race theory. Disability & society, v. 23, n. 2, p. 151-162, 2008.

CAMPBELL, Fiona. Contours of ableism: The production of disability and abledness. Springer, 2009.

CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Tradução de Maria Thereza Redig de Carvalho Barrocas. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

CANGUILHEM, George. Knowledge of Life. New York: Fordham University Press. 2008.

CARNEIRO, Sueli, A construção do outro como não ser como fundamento do ser, Tese de doutorado em Educação, São Paulo, Universidade de São Paulo, 2005.

CHANG, Robert S.; GOTANDA, Neil. The Race Question in LatCrit Theory and Asian American Jurisprudence. Nevada Law Review, v. 7, p. 1012 a 1029, verão de 2007.

CLARE, Eli. Stones in my pockets, stones in my heart. In: DAVIS, Lennard J. (ed.). The disability studies reader, v. 5, Londres e Nova Iorque: Roudledge, p. 497-506, 2013.

COLLINS, Patricia Hill. It's all in the family: Intersections of gender, race, and nation. Hypatia, v. 13, n. 3, p. 62-82, 1998.

COLLINS, Patricia Hill. Black feminist thought: Knowledge, consciousness, and the politics of empowerment. Nova Iorque, Londres: Routledge, 2000.

CONNOR, David J. Urban narratives: Portraits in progress, life at the intersections of learning disability, race, & social class. Peter Lang, 2008.

CRENSHAW, Kimberle. Mapping the margins: Intersectionality, identity politics, and violence against women of color. Stan. L. Rev., v. 43, p. 1241, 1990.

CRENSHAW, Kimberlé Williams. Twenty Years of Critical Race Theory: Looking Back to Move Foward. Connecticut Law Review, v. 43, n. 5, Storrs, p. 1253 a 1349, julho de 2011.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

DAVIS, Angela. Estarão as prisões obsoletas? Tradução de Marina Vargas. Rio de Janeiro, Difel, 2018.

DE BECO, Gauthier. Intersectionality and disability in international human rights law. The International Journal of Human Rights, p. 1-22, 2019.

DEGENER, Theresia. Disability in a Human Rights Context. Laws, v. 5 n. 3., 2016.

DINIZ, Débora. Modelo social de deficiência: a crítica feminista. SérieAnis 28, Brasília, LetrasLivres, 1-8, julho, 2003.

DINIZ, Debora. A custódia e o tratamento psiquiátrico no Brasil: censo 2011. Letras Livres; Editora da UnB, 2013.

DOLMAGE, Jay. Disabled upon arrival: The rhetorical construction of disability and race at Ellis Island. Cultural Critique, v. 77, p. 24-69, 2011.

DUCILLE, Ann. The occult of true black womanhood: Critical demeanor and black feminist studies. Signs: Journal of Women in Culture and Society, v. 19, n. 3, p. 591-629, 1994.

ELLISON, Ralph. Invisible Man. New York: Random House, 1952.

EREVELLES, Nirmala; MINEAR, Andrea. Unspeakable offenses: Untangling race and disability in discourses of intersectionality. Journal of Literary & Cultural Disability Studies, v. 4, n. 2, p. 127-145, 2010.

EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malé, 2008.

FANON, Franz. Os Condenados da Terra. Tradução de José Laurênio de Melo. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 1968.

FANON, Franz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FERREIRA, Gianmarco Loures; QUEIROZ, Marcos Vinícius Lustosa. A trajetória da Teoria Crítica da Raça: história, conceitos e reflexões para pensar o Brasil. Teoria Jurídica Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 201 a 229, janeiro a junho de 2018.

FOUCAULT, Michel. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes. 2003.

FREDERICK, Angela; SHIFRER, Dara. Race and disability: From analogy to intersectionality. Sociology of Race and Ethnicity, v. 5, n. 2, p. 200-214, 2019.

FURTADO, Rita Simone Silveira. Narrativas Identitárias e Educação: os Surdos Negros na Contemporaneidade. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2012.

G1 – Portal de Notícias. Homem com deficiência auditiva não ouve ordem de PM e é morto a tiros, diz família. 30 abr. 2018. Disponível em: < https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/homem-com-deficiencia-auditiva-e-morto-a-tiros-por-policiais-que-deram-ordem-de-parada-diz-familia.ghtml> Último acesso em: 28 mai. 2020.

GADAMER, Hans-Georg. O caráter oculto da saúde. Tradução de Antônio Luz Costa. Petrópolis: Vozes; 2006.

GARLAND-THOMSON, Rosemarie. Integrating disability, transforming feminist theory. NWSA journal, v. 14, n. 3, p. 1-32, 2002.

GOODLEY, Dan. Disability Studies: An Interdisciplinary Introduction, Los Angeles/London: SAGE Publications Ltd. 2017.

GOODLEY, Dan et al. Provocations for critical disability studies. Disability & Society, v. 34, n. 6, p. 972-997, 2019.

GORENDER, Jacob. O escravismo colonial. São Paulo: Ática, 1978.

GOTANDA, Neil. A Critique of “Our Constitution is Color-Blind”. Stanford Law Review, Stanford, v. 44, n. 1, p. 1 a 68, novembro de 1991.

HARPER, Lee. How to Kill a Mockingbird. Nova Iorque: McIntosh and Otis, 1960.

HARRIS, Angela P. Race and essentialism in feminist legal theory. Stanford law review, v. 42, n. 3, p. 581-616, 1990.

HARRIS, Cheryl I. Whiteness as Property. In: CREENSHAW, Kimberlé et. al. (Org.). Critical Race Theory: the key writings that formed the movement. New York: The New Press, 1995.

HERRNSTEIN, Richard J.; MURRAY, Charles. The Bell Curve: intelligence and class structure in american life. New York: The Free Press, 1994.

HUTCHINSON, Darren Leonard. “Out Yet Unseen”: a racial critique of gay and lesbian legal theory and political discourse. Connectcut Law Review, n. 29, v. 2, p. 561 a 645, 1997.

KELMAN, Mark. A guide to Critical Legal Studies. Cambridge; London: Harvard University Press, 1987.

LEAL, Jackson da Silva. Criminologia da Libertação: a construção da criminologia crítica latino-americana como teoria crítica do controle social e a contribuição desde o Brasil – pesquisa nas revistas Capítulo Criminológico (1973-1990) e Doctrina Penal (1977-1990). 2016. 411 f. Tese (Doutorado em Direito) – Centro de Ciências Jurídicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

LIASIDOU, Anastasia. The cross-fertilization of critical race theory and Disability Studies: points of convergence/divergence and some education policy implications. Disability and Society, v. 29, p. 724 a 737, 2014.

LIMA BARRETO, Afonso Henriques de. Clara dos Anjos. In: SCHWARCZ, Lilia (Org.). Contos completos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

LIMA BARRETO, Afonso Henriques de. Um e outro. In: SCHWARCZ, Lilia (Org.). Contos completos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

LOBO, Lilia Ferreira. Os infames da história: pobres, escravos e deficientes no Brasil. Rio de Janeiro: Lamparina. 2008.

LUKIN, Josh. Disability and blackness. In: DAVIS, Lennard J. (ed.) The disability studies reader, v. 4, p. 308-315, 2013.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: n-1 edições, 2018.

MCCALL, Leslie. The complexity of intersectionality. Signs: Journal of women in culture and society, v. 30, n. 3, p. 1771-1800, 2005.

MELO, Carlos Vinicius Gomes. Estratégias de enfrentamento de pessoas negras e com deficiência frente ao duplo estigma. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Bahia. Instituto de Psicologia, Salvador, 2014.

MEEKOSHA, Helen. SHUTTLEWORTH, Russel. What’s so critical about critical disability studies? Australian Journal of Human Rights, v. 15, n. 1, p. 47–75. 2009.

MINDA, Gary. Postmodern legal movements: law and jurisprudence at century’s end. New York; London: New York University Press, 1995.

MIRANDA, Viviane Marques. Surdez com recorte racial: estado da arte no brasil de 2012-2017. Revista Educação Especial, v. 32, p. 13-1-22, 2019.

OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ́. The invention of women: making an African sense of western gender discourses. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997.

PERSKE, Robert. Search for persons with intellectual disabilities who confessed to serious crimes they did not commit. Mental Retardation, v. 43, n. 1, p. 58-65, 2005.

PULIDO, Laura. Black, Brown, Yellow and Left: radical actvism in Los Angeles. Los Angeles: University of California Press, 2006.

RITCHIE, Andrea J.; MOGUL, Joey L. In the shadows of the war on terror: Persistent police brutality and abuse of people of color in the United States. DePaul J. Soc. Just., v. 1, p. 175, 2007.

RUSSELL, J. Stuart. The Critical Legal Studies challenge to contemporary mainstream legal philosophy. Ottawa Law Review, Ottawa, v. 18, nº. 1, p. 1 a 24, 1986.

SHAKESPEARE, Tom. Disability rights and wrongs revisited. 2 ed. Londres, Nova York: Routledge. 2014.

SHAKESPEARE, Tom. Disability, identity and difference. In: BARNES, Colin; MERCER, Geof (eds.) Exploring the divide. Leeds: Disability Press, p. 94-113, 1996.

SCHOLZ, Danielle Celi dos Santos. Alunos negros e com deficiência: uma produção social de duplo estigma. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2017.

SCHWARCZ, Lilia. Espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil, São Paulo: Companhias das Letras, 1993.

SIEBERS, Tobin. Disability and the theory of complex embodiment—for identity politics in a new register. In: DAVIS, Lennard J. The disability studies reader, v. 6, p. 310-329, 2017.

SILVA, Caroline. PIRES, Thula. Teoria Crítica da Raça como referencial teórico necessário para pensar a relação entre direito e racismo no Brasil. XXVI CONPEDI. Florianópolis 2015.

SILVA, Tomaz Tadeu da Silva. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da Silva. HALL, Stuart. WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes. 2008.

SILVA, Vanessa Carolina; SILVA, Wilker Solidade. Marcadores sociais da diferença: uma perspectiva interseccional sobre ser estudante negro e deficiente no Ensino Superior brasileiro. Revista Educação Especial, v. 31, n. 62, p. 569-585, 2018.

SIMAS, Luiz Antônio; RUFINO, Luiz. Fogo no Mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.

SOUZA, Fabiana Leite de; CUNHA, Marion Machado. A prática social: a inserção dos acadêmicos negros com necessidades educativas especiais na UNEMAT-Campus de Sinop. Eventos Pedagógicos, v. 4, n. 2, p. 41-50, 2014.

STUART, O. W. Race and disability: Just a double oppression?. Disability, Handicap & Society, v. 7, n. 2, p. 177-188, 1992.

THOMSON, Rosemarie Garland. Extraordinary bodies: Figuring physical disability in American culture and literature. Columbia: Columbia University Press, 2017.

VEDOATO, Sandra Cristina Malzinoti. Relações entre surdez, raça e gênero no processo de escolarização de alunos surdos do Paraná. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Londrina, 2015.

UNGER, Roberto Mangabeira. The Critical Legal Studies Movement: another time, a greater risk. London; New. York: Verso, 2015.

UNITED NATIONS (UN). “General Comment Nº3 on women and girls with disabilities”. Convention on the Rights of Persons with Disabilities: 25 nov 2016. 2016. Disponível em: Último Acesso em: 27 mai. 2020.

VALDES, Francisco. Latina/o Ethnicities, Critical Race Theory, and Post-Identity Politics in Postmodern Legal Culture: From Practices to Possibilities. La Raza Law Journal, v. 9, n. 1, p. 1 a 31, 1996.

VALDES, Francisco. Legal Reform and Social Justice: an Introduction to LatCrit Theory, Praxis and Community. Griffith Law Review, v. 14, n. 2, p. 148 a 173, 2005. Disponível em , Último Acesso em: 19 mai. 2020.

VALDES, Francisco. Outsiders Scholars, Legal Theory & OutCrit Perspectivity: Postsubordination Vision as Jurisprudencial Method. DePaul Law Review, Chicago, v. 49, n. 3, p. 831 a 846, 2000.

VALLE, Jan W.; CONNOR, David J. Rethinking Disability: a disability studies approach to inclusive practices. New York: Routledge, 2019.

WATTS, Ivan Eugene; EREVELLES, Nirmala. These deadly times: Reconceptualizing school violence by using critical race theory and disability studies. American Educational Research Journal, v. 41, n. 2, p. 271-299, 2004.

WILLIAMS, Patricia. Spirit-murdering the messenger: The discourse of fingerpointing as the law's response to racism. U. Miami L. Rev., v. 42, p. 127, 1987.

YUVAL-DAVIS, Nira. Intersectionality and feminist politics. European journal of women's studies, v. 13, n. 3, p. 193-209, 2006.




DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v10i2.6861

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia