Crise sanitária da Covid-19 e as estratégias dos burocratas em nível subnacional para o Programa Nacional de Alimentação Escolar
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABRAMO, M.W.; LÍCIO, E.C. Papel da união na coordenação federativa da política de educação básica. In: JACCOUD, L. Coordenação e relações intergovernamentais nas políticas sociais brasileiras. IPEA. Brasília, 2020. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10201 Acesso em: 30 out. 2021.
ALCADIPANI, R. et al. Street-level bureaucrats under COVID-19: Police officers’ responses in constrained settings. Administrative Theory & Praxis, v. 42, n. 3, p. 394-403, 2020.
ALPINO, T.M.A. et al. COVID-19 e (in)segurança alimentar e nutricional: ações do Governo Federal brasileiro na pandemia frente aos desmontes orçamentários e institucionais. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 8, p. 1-17, 2020.
AMORIM, A. L. B., RIBEIRO, J.R.S., BANDONI, D. H. Programa Nacional de Alimentação Escolar: estratégias para enfrentar a insegurança alimentar durante e após a COVID-19. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 4, p. 1134-1145, 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BONDUKI, M.; PALOTTI, P. Entre Chicotes e Cenouras Orgânicas: Coerção e Cooperação na Implementação das Compras da Agricultura Familiar no Âmbito do Pnae. Dados, v. 64, n. 4, p. 1-38, 2021.
BONELLI, F. et al. A atuação dos burocratas de nível de rua na implementação de políticas públicas no Brasil: uma proposta de análise expandida. Cadernos da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas - EBAPE.BR, v. 17, p. 800-816, 2019.
BRANDÃO, C. A. Sobre desenvolvimento, planejamento e desafios para a pactuação multiescalar no federalismo brasileiro. In: MONTEIRO NETO, A. (org.). Governos estaduais no federalismo brasileiro: capacidades e limitações governativas em debate. Brasília: IPEA, 2014. p. 213-232.
CAVALCANTE, P.L.; LOTTA, G.S.; YAMADA, E.M.K. O desempenho dos burocratas de médio escalão: determinantes do relacionamento e das suas atividades. Cadernos da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas - EBAPE.BR, v. 16, n. 1, p. 14-34, 2018.
CHAVES, V.M., et al. Challenges to balance food demand and supply: analysis of PNAE execution in one semiarid region of Brazil. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 55, p. 470-493, 2020.
COELHO, A.V.A.G. A construção da Intersetorialidade no Programa Bolsa Família em Manguinhos, no Rio de Janeiro. 2009. 138f. Dissertação (Mestrado) - Escola Nacional de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2504 Acesso em: 21 mar. 2021.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm Acesso em: 23 abr. 2021.
CORRÊA, E.N. et al. School feeding in Covid-19 times: mapping of public policy execution strategies by state administration. Revista de Nutrição, v. 33, p. 1-9, 2020.
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – ENAP (2017). Curso Planejamento Estratégico para Organizações Públicas. Brasília, 2017. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1891 Acesso em: 24 mai. 2021.
EVANS, T. Professionals, Managers and Discretion: Critiquing Street-Level Bureaucrac. British Journal of Social Work, v. 41, p. 368–338, 2011.
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE. Resolução nº 02, de 09 de abril de 2020 dispõe sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) durante o período de estado de calamidade pública, reconhecido pelo decreto legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus – Covid-19. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/13453-resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%B0-02,-de-09-de-abril-de-2020 Acesso em: 06 mai. 2021.
GOFEN, A.; LOTTA, G.; COSTA, M.M. Working through the fog of a pandemic: Street-level policy entrepreneurship in times of crises. Public Admninistration, v. 99, n. 3, p. 1-16, 2021.
GOMIDE, A; LINS, R.S; MACHADO, R.A. Burocracia e desempenho da administração pública: em busca de teorias e evidências para reformas administrativas em países em desenvolvimento Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 26, n. 84, p. 1-21, 2021.
HUPE, P.; HILL, M.L. Street-level bureaucracy and public accountability. Public Administration, v. 85, n. 2, p. 279–299, 2007.
BRASIL. Lei nº 13.987, de 7 de abril de 2020, altera a lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, para autorizar, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica. Diário Oficial da União. Publicado em: 07/04/2020, seção: 1 – extra, 9. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13987.htm Acesso em: 06 mai. 2021.
LIMA-SILVA, F., et al. Street-level bureaucracy in the pandemic: the perception of frontline social workers on policy implementation. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 5, p. 1458-1471, 2020.
LIPSKY, M. Burocracia de nível de rua: Dilemas do indivíduo nos serviços públicos. Edição Expandida do 30º aniversário. Brasília: Enap, 2019. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4158 Acesso em: 30 out. 2021.
LOTTA, G.S. et al. The impact of the Covid-19 pandemic on the performance of street level bureaucrats in Brazil. Revista Brasileira de Ciência Política, v. 35, p. 1-36, 2021.
LOTTA, G. S.; SANTIAGO, A. Autonomia e discricionariedade: matizando conceitos-chave para o estudo de burocracia. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais-BIB, v. 83, p. 2-42, 2018.
MATUS, C. O Plano como Aposta. Trad: Frank Roy Cintra Ferreira. São Paulo em Perspectivas, v. 5, n. 4, p. 28-42, 1991.
MONTEIRO NETO, A.; VERGOLINO, J. R.O.; SANTOS, V. Capacidades governativas no ambiente federativo nacional: Pernambuco (2000-2012). IPEA, Brasília, 2015. p.190. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=24777 Acesso em: 10 mai. 2021.
NEVES, J. A., et al. Unemployment, poverty, and hunger in Brazil in Covid-19 pandemic times. Revista de Nutrição, v. 34, p. 1-7, 2021.
OLIVEIRA, A. Burocratas da linha de frente: executores e fazedores das políticas públicas. RAP -Revista de Administração Pública, v. 46, n. 6, p. 1551-1573, 2012.
OLIVEIRA, F.A.; CARVALHO, F.A.F. O financiamento da alimentação escolar em tempo integral: o real em pratos limpos. Educação, v. 46, p. 1-25, 2021.
OLIVEIRA, V.E.; ABRUCIO, F.L. Burocracia de Médio Escalão e Diretores de escola: Um novo olhar sobre o conceito. In: PIRES, R.; LOTTA, G.; OLIVEIRA, V. E. Burocracia e políticas públicas no Brasil: interseções analíticas. Brasília: Ipea/ Enap, 2018. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8605/1/Burocracia%20de%20m%c3%a9dio%20escal%c3%a3o.pdf Acesso em: 13 abr. 2021.
PEIXINHO, A. M. L. A trajetória do Programa Nacional de Alimentação Escolar no período de 2003-2010: relato do gestor nacional. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 4, p. 909-916, 2013.
REDE BRASILEIRA DE PESQUISA EM SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Rede PENSSAN. Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, 2021. Disponível em: http://olheparaafome.com.br/VIGISAN_Inseguranca_alimentar.pdf Acesso em: 30 out. 2021.
SILVA R.T.O. et al. Alimentação escolar em tempos de COVID-19: o papel do centro colaborador em alimentação e nutrição no estado do Rio Grande do Norte. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 28, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8661897 Acesso em: 30 out. 2021.
DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v14i2.9018
ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)