Benefícios de renda mínima como um direito fundamental: acesso à Justiça e inclusão social
DOI :
https://doi.org/10.5102/rbpp.v6i1.3802Mots-clés :
direitos fundamentais, renda mínima, dignidade humanaRésumé
O presente estudo debate a importância políticas públicas de renda mínima, em especial o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada, como garantidores do mínimo existencial. Ressalta a natureza de direito fundamental destas prestações e sua relação de instrumentalidade para o exercício de cidadania e dos demais direitos fundamentais. Aponta a exigibilidade deste direito perante o Judiciário, ainda que reconhecendo a dificuldade de acesso à Justiça por parte dos cidadãos em estado de vulnerabilidade social.Références
BARCELLOS, Ana Paula de. Neoconstitucionalismo, Direitos Fundamentais e Controle das Políticas públicas. In: Revista de Direito Administrativo. Abr/Jun.2005 nº 240. Rio de Janeiro: Renovar, 2005.
BARCELLOS, Ana Paula de. A Eficácia Jurídica dos Princípios Constitucionais. O princípio da dignidade da pessoa humana. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.
BARROSO, Luis Roberto. Novos paradigmas e categorias da interpretação constitucional. Revista da Ordem dos Advogados do Brasil, v. 24, p. 201-260, 2008.
BARROSO, Luis Roberto. O direito constitucional e a efetividade de suas normas: limites e possibilidades da Constituição brasileira. 9. ed. Rio de Janeiro-São Paulo: Renovar, 2008.
BARROSO, Luís Roberto. A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo: Natureza Jurídica, Conteúdos Mínimos e Critérios de Aplicação. Versão provisória para debate público. Mimeografado, dezembro de 2010.
BARROSO, Luís Roberto. Neoconstitucionalismo e Constitucionalização do Direito. Revista da Escola Nacional da Magistratura. Ano I, n. 02, outubro de 2006, Brasília : Escola Nacional da Magistratura – ENM.
BASTOS, Celso Ribeiro e MARTINS, Ives Gandra. Comentários à Constituição do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. São Paulo: Saraiva, 1988.
BEZERRA, Matheus Ferreira. A utilização dos instrumentos jurídicos brasileiros para diminuição da desigualdade social e promoção dos direitos fundamentais Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia. Nº 17. Ano: 2008.2. Salvador – Bahia.
BREUS, Thiago Lima. Políticas Públicas no Estado Constitucional. A Problemática da Concretização dos Direitos Fundamentais Sociais pela Administração Pública Brasileira Contemporânea. Dissertação de Mestrado em Ciências Jurídicas. Universidade Federal do Paraná (UFPR). 2006.
CAMBI, Eduardo. Neoconstitucionalismo e Neoprocessualismo. Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia. Nº 17. Ano: 2008.2. Salvador – Bahia.
COSTA, Flávio Dino de Castro e. A função realizadora do Judiciário e as políticas públicas no Brasil. R.CEJ, n.28, p.40-53, jan/mar 2005.
DANI, Liana Lidiane Pacheco. Da concessão de amparo assistencial e composição de renda per capita. Disponível em www.anadef.com.br. Brasilia, 12 de novembro de 2012.
ESPÍNDOLA, Angela Araujo da Silveira & CUNHA, Guilherme Cardoso Antunes da. O processo, os direitos fundamentais e a transição do estado liberal clássico para o estado contemporâneo. Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) 3(1): 84-94 janeiro-junho 2011.
HONORIO, Cláudia. Olhares sobre o mínimo existencial em julgados brasileiros. Dissertação de Mestrado em Direito. UFPR, 2009.
KRELL, Andreas J. Controle Judicial dos Serviços Públicos Básicos na base dos Direitos Fundamentais sociais. In: SARLET, Ingo Wolfgang (org). A Constituição Concretizada. Construindo Pontes entre o Público e o Privado. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado,2000
KRELL, Andreas J. Direitos sociais e controle judicial no Brasil e na Alemanha: os (des) caminhos de um direito constitucional “comparado.” Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2002.
LENZA , Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. São Paulo: Saraiva, 2009.
LOPES, Soraya Santos. O direito ao mínimo existencial no caso concreto. EVOCATI Revista nº 78 (21/06/2012). Disponível em: http://www.evocati.com.br/evocati/artigos.wsp?tmp_codartigo=543 . Acesso em: 13/09/2013
OLIVEIRA, C.A.A. de.Teoria e prática da tutela jurisdicional. Rio de Janeiro, Forense, 2008, p. 214.
PINHEIRO JR., Gilberto José. Crimes Econômicos: As Limitações do Direito Penal. Campinas: Edicamp, 2003. p.56
ROCHA, Paulo Osório Gomes. Concretização de Direitos Fundamentais na perspectiva jurídico-constitucional da Defensoria Pública: um caminho “ainda” a ser trilhado. Revista Direito Público n.17, Jul-Ago-Set/2007, p.144.
SALES, Lília Maia de Morais Sales. Assessoria jurídica gratuita como forma de acesso à justiça e inclusão social. 2007. Disponível em www.mediacaobrasil.org.br/artigos_pdf/3.pdf . Acesso em 10.set.2014.
SARLET, Wolfgang Ingo. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição da República de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
“Eu XXXX declaro que em caso de aceitação do artigo inédito, a Revista Brasileira de Políticas Públicas passa a ter os direitos autorais a ele referentes sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação impresso ou eletrônico. Em caso de necessidade, autorização prévia deverá ser solicitada por escrito junto ao Editor-gerente da RBPP”.
Revista Brasileira de Políticas Públicas do UniCEUB está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/