Direito autoral na cibercultura: uma análise do acesso aos bens imateriais a partir das licenças creative commons 4.0
Résumé
Mots-clés
Texte intégral :
Pdf (Português (Brasil))Références
ALTIERI, Júlio Monteiro; ROCHA, Renan Lúcio. A Prensa, os tipos romanos e itálicos no mundo textual renascentista. Contemporânea, v. 9, n. 18, 2012. Disponível em:. Acesso em: 12 abr. 2016.
ARIENTE, Eduardo Altomare. Políticas de acesso aberto para trabalhos científicos: interesse pública e direitos do autor. Revista Brasileira de Políticas Públicas, v. 7, n. 1, 2017. Disponível em: . Acesso em 22 out. 2017.
ASCENSÃO, José Oliveira. As “exceções e limites” ao direito de autor e direitos conexos. In: Seminário Internacional sobre Direito Autoral, 2008, Fortaleza. Anais do Fórum Nacional de Direito Autoral. Brasília: Ministério da Cultura, 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2016.
BARCELOS, Valdo. Antropofagia Cultural e Educação Ambiental: contribuições à formação de professores(as). In: Reunião Anual da ANPED, 28., 2005, Caxambu, MG. Anais...Caxambu, MG, 2005.
BARDIN. Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BENKLER, Yochai. A economia política dos Commons.In: SILVEIRA, Sérgio Amadeo et al. Comunicação digital e a construção dos Commons: redes virais espectro aberto e as novas possibilidades de regulação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007.
BRANCO, Sérgio. O domínio público no direito autoral brasileiro: uma obra em domínio público. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.
BRANCO, Sérgio; BRITTO, Walter. O que é Creative Commons? : novos modelos de direito autoral em um mundo mais criativo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
BRANCO, Sérgio; PARANAGUÁ, Pedro. Direitos Autorais. Rio Janeiro: FGV, 2009.
BRASIL. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal-2014. Pesquisa nacional por amostra de domicílios. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
BURKE, Peter. A propriedade das ideias. Folha de São Paulo, +mais!, São Paulo, 24 jun. 2001. Disponível em:. Acesso em: 20 nov. 2016.
CANEDO, Daniele. “Cultura é o que? ”- Reflexões sobre o conceito de cultura e a atuação dos poderes públicos. In: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT),5., 2009, Salvador. Anais eletrônicos...Salvador: Faculdade de Comunicação/UFBA: 2009. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2016.
CARBONI, Guilherme. Aspectos gerais da teoria da função social do direito de autor. In: PIMENTA, Eduardo Salles. Propriedade intelectual: estudos em homenagem ao Min. Carlos Fernando Mathias de Souza.1.ed. São Paulo: Letras Jurídicas, 2009. Disponível em:. Acesso em: 11 set. 2016.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 7. ed., rev. e ampl. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
CAVALHEIRO, Juciane dos Santos. A concepção de autor em Bakhtin, Barthes e Foucault. Signum: Estudos da Linguagem, v. 11, n. 2, 2008. Disponível em: . Acesso em 21 maio 2016.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador - conversações com Jean Lebrun. Tradução de Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: UNESP, 1998.
CITELLI, Adilson et al. Dicionário de comunicação: escolas, teorias e autores. Editora Contexto, 2014.
COLETIVO FREE CULTURE. Manifesto Cultura Livre. 2009. Disponível em: . Acesso em> 11 nov. 2016.
CREATIVE COMMONS. Creative Commons Legal Code Attribution 4.0 Internacional. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2016.
CREATIVE COMMONS. Creative Commons Legal Code Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2016.
CREATIVE COMMONS. Creative Commons Legal Code Attribution-NonCommercial 4.0 International. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2016.
CREATIVE COMMONS. Creative Commons Legal Code Attribution-NonCommercial- ShareAlike 4.0 International. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2016.
CREATIVE COMMONS. Creative Commons Legal Code Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2016.
CREATIVE COMMONS. Creative Commons Legal Code Attribution-ShareAlike 4.0 Internacional. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2016.
CREATIVE COMMONS. Defining “Noncommercial”: a study of how the online population understands “noncommercial use”. Creative Commons Corporation: San Francisco, 2009. Disponível em:. Acesso em: 12 dez. 2016.
CREATIVE COMMONS. State of the commons 2015. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2016.
ESCRITÓRIO CENTRAL DE ARRECADAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO (ECAD). O Ecad. Rio de Janeiro, [2016?]. Disponível em: . Acesso em 29 mar. 2016.
EVANGELISTA, Rafael. O movimento software livre, suas divisões políticas e suas ideias. 34º Encontro Anual da Anpocs, 2010, Anpocs. Anais do 34º Encontro Anual da Anpocs, 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2016.
FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema, Coleção Ditos e escritos III, org. e seleção de textos Manoel Barros da Motta, Trad. Inês Autran Dourado Barbosa, 2. ed., Rio de Janeiro: Forense universitária, 2006. p. 264-298.
GANDELMAN, Henrique. De Gutenberg à internet: direitos autorais na era digital. Rio de Janeiro: Record, 2007.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2002.
KLANG, Helena. Antropofagia digital: a questão autoral no tempo do compartilhamento. 2011. 132f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2016.
KLANG, Helena. Políticas culturais na era digital ou a Revolução Caraíba contemporânea. Contemporânea, ed.15, vol.8, n. 2, 2010 .Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 01 abr. 2016.
LARA, Paula Maria Tecles; POLI, Leonardo Macedo. Uma análise humana e democrática dos direitos morais do autor. In: BARROS, Renata Furtado; LARA, Paula Maria Tecles; POLI, Leonardo Macedo (orgs.). Direitos Humanos: um debate contemporâneo. Raleigh: Lulu Publishing, 2011.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
LEMOS, André. A crítica da crítica essencialista da cibercultura. MATRIZes, v. 9, n. 1, p. 29-51, 2015. Disponível em: . Acesso em 15 maio 2016.
LEMOS, André. Cibercultura, cultura e identidade. Em direção a uma “Cultura Copyleft”?. Contemporanea-Revista de Comunicação e Cultura, v. 2, n. 2, 2009.Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2016.
LESSIG, Lawrence. Cultura livre: como a grande mídia usa a tecnologia e a lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade. São Paulo: Trama, 2005.
LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
LIMA, Clóvis Montenegro de; SANTINI, Rose Marie. Copyleft e licenças criativas de uso de informação na sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 37, n. 1, p. 121-128, abr. 2008. Disponível em:. Acesso em: 14 out. 2016.
LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro de; SANTINI, Rose Marie. Música e cibercultura. Revista FAMECOS, v. 1, n. 40, 2009. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2016.
MANSO, Eduardo J. Vieira. O que é direito autoral. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
MARINHO, Maria Edelvacy Pinto. A proteção positiva do domínio público. Rev. Bras. Polít. Públicas (Online), Brasília, v. 7, nº 2, 2017 p. 32-40. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2017.
MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
MIZUKAMI, Pedro Nicoletti. Função social da propriedade intelectual: compartilhamento de arquivos e direitos autorais na CF/88. 2007. Dissertação (Mestrado em Direito) –Pontifícia Universidade Católica. Disponível em: Acesso em: 12 jan. 2016.
MÖLLER, Erik. The case for free use: Reasons not to use a Creative Commons-NC license. Open Source Jahrbuch, p. 271-282, 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2016.
MORIGI, Valdir; SANTIN, Dirce Maria. Reflexões sobre os valores do Movimento Software Livre na criação de novos movimentos informacionais. Informação & Informação, v. 12, n. 1, p. 5-18, 2007. Disponível em: Acesso em: 12 jan. 2016.
NIGRI, Deborah Fisch. Cadernos de Direito da Internet: direito autoral e a convergência de mídias. V.II. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura e cognição. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
PRONER, Carol. Propriedade intelectual: para uma outra ordem jurídica possível. São Paulo: Cortez, 2007.
REBOUÇAS, Gabriela Maia. Tramas entre subjetividades e direito: a constituição do sujeito em Michel Foucault e os sistemas de resolução de conflitos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.
RÜDIGER, Francisco. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. 2. ed. Porto Alegre, RS: Sulina, 2013.
SANTOS, Manuella. Direito autoral na era digital: impactos, controvérsias e possíveis soluções. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
SANTOS, Samory. P. A interpretação das licenças Creative Commons de vedação de uso comercial diante do Movimento Cultura Livre. In: Maraluce Maria Custódio, João Marcelo de Lima Assafim. (Org.). Direito, inovação, propriedade intelectual e concorrência. 1ed.Florianópolis: CONPEDI, 2015.
SHWINGEL, Carla. O copyleft o desenvolvimento colaborativo como bases da cultura livre. Razón y Palabra, Zaragoza, n.53, 2006. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2016.
STATUTE OF ANNE, 1710. The History of Copyright: A Critical Overview With Source Texts in Five Languages. Disponível em: . Acesso em 13 out. 2016.
STAUT JÚNIOR, Sérgio Said. Um novo mundo para as ideias. Tuiuti: Ciência e Cultura (Online), v. 45, p. 135-152, 2012.
TAVARES, Luis Eduardo. Cultura Livre: projeto de ação política no capitalismo informacional. Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política., n. 4, 2009. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2016.
TRIDENTE, Alessandra. Direito autoral: paradoxos e contribuições para a revisão da tecnologia jurídica no século XXI. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
TURKLE, Sherry. Fronteiras do real e do virtual. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 11, p. 117-123, 1999. Disponível em:. Acesso em: 22 mai.2016.
ZANINI, Leonardo Estevam de Assis. A proteção internacional do direito de autor e o embate entre os sistemas do copyright e do droit d’auteur. VIDERE, v. 3, n. 5, p. 107-128, 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2016.
DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v7i3.4954
ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)