Revitalização das praças nas 700: um exercício de projeto

Junia Marques Caldeira

Resumo


O artigo tem como objetivo abordar o tema dos espaços públicos das quadras 700, área residencial situada em Brasília e desenvolvida posteriormente a implantação do Plano Piloto de Lucio Costa.
Esta área com perfil residencial foi idealizada para complementar o setor de moradias projetado nas regiões da Asa Sul e Norte, bem como no Lago Sul e Norte da cidade. Atualmente, apesar de manter a configuração original, as quadras 700 passam por uma mudança de perfil com o crescimento do setor de comércio, serviços e institucional que margeia essa região. Os espaços públicos, sobretudo as praças existentes, tornaram-se gradativamente espaços degradados e abandonados, mas que ainda permanecem como áreas livres de uso coletivo.
O trabalho final realizado para a conclusão do curso de arquitetura da aluna Ana Luiza Vasconcelos Padrão Ribeiro – Praça das Gerações – propõe uma leitura da área, bem como se torna um exercício de projeto no sentido de estabelecer parâmetros para uma intervenção de revitalização das praças 700. Neste sentido, o artigo se desenvolve a partir do estudo sobre o papel dos espaços públicos idealizados por Lucio Costa, no Plano Piloto; o destaque para a configuração das quadras 700, o diagnóstico do modelo de praças das 700, e os parâmetros essenciais para uma requalificação que possa notadamente proporcionar condições de uso e de reapropriação pela comunidade do entorno e do habitante no geral.

Palavras-chave


Revitalização, Praças, Espaço Público.

Texto completo:

Texto Completo


DOI: https://doi.org/10.5102/uc.v11i1.2629

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2175-7461 (impresso) - ISSN 2179-488X (on-line) - e-mail: joana.bicalho@uniceub.br

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia