Influência da maltodextrina na curva glicêmica em praticantes de treinamento de força

Auteurs-es

  • Wellington Fernando Silva Pós graduando - Universidade Federal de Goiás - UFG; GRESPE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Qualidade de Vida e Desempenho Humano.
  • Wallacy Rodrigues Alves Pós graduado - Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA, Volta Redonda - RJ; GRESPE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Qualidade de Vida e Desempenho Humano.
  • Fábio Santana Professor Mestre - Universidade Estadual de Goiás - ESEFFEGO; UniEvangélica – Anápolis - GO; GRESPE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Qualidade de Vida e Desempenho Humano.
  • Márcio Rabelo Mota Professor Doutor - Centro Universitário de Brasília – UniCEUB – Brasília
  • Darlan Lopes Farias Professor Mestre - Centro Universitário de Brasília – UniCEUB – Brasília
  • Luis Inácio Silva Graduado em Educação Física - Faculdade União de Goyazes - FUG, Trindade-GO; GRESPE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Qualidade de Vida e Desempenho Humano
  • Marco Santos Carvalho Graduado em Educação Física - Faculdade União de Goyazes - FUG, Trindade-GO; GRESPE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Qualidade de Vida e Desempenho Humano.

DOI :

https://doi.org/10.5102/ucs.v13i2.3372

Mots-clés :

Maltodextrina. Treinamento de Força. Glicose. Curva Glicêmica.

Résumé

O treinamento de força (TF) tornou-se parte integral no programa de condicionamento físico para atletas e praticantes de exercícios. O objetivo do estudo proposto neste artigo consistiu em identificar os efeitos da suplementação de maltodextrina referente à curva glicêmica em praticantes de TF. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa da Faculdade União de Goyazes por meio do protocolo 011/2014-1. Vinte e um sujeitos do sexo masculino com, pelo menos, um ano de prática em TF participaram do estudo. Esses sujeitos foram divididos randomicamente a um dos dois grupos: grupo controle (G1, n = 11) e grupo experimental (G2, n = 10). Desse modo, foram avaliados os níveis glicêmicos pré, durante e pós treino para analisar a curva glicêmica. Não houve redução significativa (p > 0,05) nos níveis glicêmicos da amostra, mas houve aumento quando comparados cada fase de coleta. Conforme o resultado obtido apresentado neste artigo, conclui-se que a maltodextrina, sendo utilizada como recurso ergogênico para TF, não apresentou valores significativos com relação ao grupo não suplementado.

Biographie de l'auteur-e

  • Wellington Fernando Silva, Pós graduando - Universidade Federal de Goiás - UFG; GRESPE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Qualidade de Vida e Desempenho Humano.
    GRESPE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Qualidade de Vida e Desempenho Humano tem como objetivo: Identificar os fatores que contribuem para uma melhor qualidade de vida do indivíduo, além da própria promoção da saúde e integração social. Avaliar e aplicar os seguintes protocolos: Qualidade de Vida no Trabalho; Ergonomia; Avaliação Física e Funcional; Classificação de Obesidade; Sedentarismo e Intervenção através da Ginástica Laboral. Testes Diretos e Indiretos; Dosagem de Glicemia e Lactato. Treinamento e Desempenho. Natação; Atletismo e Judô. Outros áreas: Terceira Idade, Escolares, Musculação, Treinamento e Performance - Alto Rendimento, coordenado pelo Ms. Fábio Santana. .

Publié

2015-12-07

Numéro

Rubrique

Artigos