Instrumentos de avaliação da aprendizagem e a formação do pedagogo.

Maria Eleusa Montenegro, Vitorina Angélica Montelo Zinato, Dulce Regina de Souza, Vera Maria de Carvalho, Hadana Graziela Silva Pereira, Marianna Dantas Guimarães de Melo

Resumo


O objetivo geral deste trabalho foi compreender e analisar a relação entre a teoria e a prática – a práxis pedagógica – nos instrumentos de avaliação de aprendizagem utilizados pelos professores do curso de Pedagogia do UniCEUB. Fez-se a sustentação teórica em Vasquez (1997), Candau (2001), Veiga (2003). Baseou-se na pesquisa qualitativa e obteve-se como instrumento um roteiro de análise documental. Foram analisados materiais de avaliação de aprendizagem de nove professores. Percebeu-se a relação entre a teoria e a prática nesses instrumentos, concluindo-se pela existência da práxis, o que poderá propiciar ao futuro educador a formação reflexiva e transformadora.

Palavras-chave


Formação do educador. Relação entre teoria-prática. Avaliação da aprendizagem.

Texto completo:

Texto Completo


ISSN 1676-0298 (impresso) - ISSN 1983-4179 (on-line) - e-mail: universitas.face@gmail.com

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia