Eficiência na Administração Pública: o modelo do outsourcing de impressão na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2802

Jair Napoleão Filho, Roberto Carlos Alves, Paula Martins Nunes, Andressa Sasaki Vasques Pacheco

Resumo


O objeto do presente artigo refere-se à terceirização de serviço de impressão realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, também chamado de outsourcing, que é uma tendência crescente na Administração Pública. Essa ferramenta de gestão, que se formaliza por meio de contratação, tem por finalidade a redução de custos por meio da prestação de serviços e/ou fornecimento de bens de consumo, fazendo com que a administração Pública se preocupe mais com suas atividades principais. A Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, no ano de 2009, fez um levantamento com a finalidade de verificar o quantitativo de impressoras que eram utilizadas na Instituição, chegando-se ao número de 2.699 impressoras, sendo as impressoras de diferentes marcas e modelos. Tendo acesso a estes dados, a Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina determinou a abertura de processo licitatório para contratação de outsourcing de serviços de impressão. A pesquisa foi realizada de forma descritiva, bibliográfica e um estudo de caso. A coleta dos dados foi documental e por meio de questionários e a análise dos dados de forma estatística com medidas descritivas. Esse estudo teve por finalidade analisar os resultados obtidos com a contratação do serviço de outsourcing de impressão mostrando as suas vantagens a UFSC.

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DOI: https://doi.org/10.5102/un.gti.v4i2.2802

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ISSN 2179-8311 (impresso) - ISSN 2179-832X (on-line) - e-mail: universitas.gti@uniceub.br

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