A influência do coletivismo na decisão de escolha por restaurantes da classe A: um estudo por meio das equações estruturais - DOI: 10.5102/un.gti.v5i1.3394

Ari Melo Mariano, Pedro Augusto Moreira Bittar, João Víctor da Silva Sobrinho, Caio Pinho Paiva, Leônidas Melo da Silva

Resumo


O objetivo geral deste estudo consiste em determinar em que grau existe influência do coletivismo nos fatores que caracterizam a escolha de um restaurante de “classe A” em Brasília por parte do consumidor. Inicialmente, foi realizada pesquisa bibliográfica nas bases de dados Web of Science e Scielo, na qual foram encontrados no total 3.385 artigos com as palavras-chave coletivismo e decisão do consumidor. A segunda etapa foi realizada com pesquisa descritiva de caráter quantitativo por meio das equações estruturais, calculando o valor de predição entre coletivismo e restaurantes de luxo. O programa estatístico utilizado foi o SmartPLS, que trabalha com análise multivariada. O instrumento foi validado (Fc=0,783) e a análise de predição foi de 30,9%. Diante da confiabilidade do estudo e do resultado do beta (-0,626), pode-se perceber que a influência do coletivismo por restaurantes da “classe A” foi negativa, sugerindo que quanto maior a pressão coletiva, menor a resposta, traduzida em escolha dos restaurantes de luxo na cidade de Brasília - Distrito Federal. Isso se explica na literatura pelas características do público alvo, como exclusividade.

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DOI: https://doi.org/10.5102/un.gti.v5i1.3394

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ISSN 2179-8311 (impresso) - ISSN 2179-832X (on-line) - e-mail: universitas.gti@uniceub.br

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