EMPREENDEDORISMO COMO POSSÍVEL FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES

Marília Ribas Machado, Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Pedro Antônio de Melo

Resumo


O presente estudo teve o propósito de analisar possíveis desenvolvimentos advindos da implantação dos polos de ensino a distância dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina com o objetivo de descrever a percepção dos coordenadores e tutores dos polos sobre as características empreendedoras, além de descrever possíveis mudanças nas dinâmicas econômicas, sociais e populacionais das cidades as quais contém os polos. O trabalho trata de um estudo descritivo, qualitativo e bibliográfico que foi possível ser realizado através do auxílio de um questionário enviado pela internet aos tutores e coordenadores dos polos de educação a distância. Dentre a obtenção dos principais resultados após o advindo da educação a distância para as cidades observadas, foi perceptível mudança em relação a evolução educacional, além de mudanças nas dinâmicas sociais, populacionais e econômicas entre as cidades observadas, corroborando com o propósito geral do trabalho mostrando cada vez mais que uma das explicações para a promoção do desenvolvimento é a educação.


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DOI: https://doi.org/10.5102/un.gti.v7i1.4360

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ISSN 2179-8311 (impresso) - ISSN 2179-832X (on-line) - e-mail: universitas.gti@uniceub.br

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