O ensino jurídico moderno e a formação do profissional de direito: uma visão crítica sobre os fins das penas no sistema penal brasileiro

Gabriela Carvalho Mendes Maranhão

Resumo


O ensino superior das Ciências Jurídicas tem se mostrado cada vez mais distante da sua função social, a busca pela melhor administração das relações sociais. Os estudantes de Direito tem restringido, em sua maioria, seus estudos a mera reafirmação da lei, adquirindo um conhecimento descontextualizado, dogmático e unidisciplinar. O presente artigo elabora uma crítica ao ensino universitário das Ciências Jurídicas, realizando um comparativo entre a abordagem apresentada pela doutrina Penal tradicional e pela Criminologia Crítica sobre os fins das penas no Sistema Penal Brasileiro.

Palavras-chave


Ensino jurídico. Visão conformista. Visão crítica. Fins das Penas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5102/unijus.v2i0.1202

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ISSN 1519-9045 (impresso) - ISSN 1982-8268 (on-line) - e-mail: carolina.abreu@uniceub.br

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