Guia histológico interativo interfaceado ao sistema de laminário virtual do Labocien-CEUB

Paula Ramos Sicsú, Karla Pessoa Tepedino Martins, Graziela Silveira Araujo

Resumo


O estudo microscópico de estruturas histológicas desempenha um papel vital na educação em saúde, tanto para áreas básicas do conhecimento, como a citologia e a histologia, quanto para áreas mais avançadas, associadas aos processos fisiopatológicos e de diagnóstico, permitindo a compreensão e uma avaliação detalhada de mecanismos biológicos diversos. Dessa forma, este projeto buscou desenvolver um guia interativo de histologia baseado em um laminário digital amplamente diversificado, tornando o ensino mais acessível, flexível e compreensível para estudantes e profissionais da área de saúde. A metodologia adotada consistiu em três vertentes principais: seleção e identificação de imagens, desenvolvimento da interface do usuário e implementação de funcionalidades. Foram escolhidas imagens de alta qualidade de diversos tecidos e órgãos do laminário virtual do LABOCIEN-CEUB, que foram identificadas e editadas para veiculação no site. O processo de edição utilizou a ferramenta Canva Pro, garantindo que as imagens fossem otimizadas para visualização online sem perder qualidade. A estrutura do site foi desenvolvida com ferramentas como React e Next.js, e hospedada na plataforma Vercel, com base de dados gerenciada pelo Supabase. Os resultados incluem a criação de um produto tecnológico educacional na forma de um site com o guia histológico interativo sobre órgãos, tecidos, células e estruturas histológicas, além de um mapa mental abrangente sobre a temática. O guia apresenta interface responsiva e intuitiva, facilitando a navegação e a interação dos usuários com o conteúdo, através da ferramenta de botões interativos que permite selecionar marcações nas imagens, tornando o estudo ainda mais didático e personalizado. Este guia promove a democratização do conhecimento em histologia e amplia a diversidade de ferramentas disponíveis para o aprendizado, complementando outras plataformas com abordagens diferentes. Este recurso também serve como um instrumento valioso para docentes e pesquisadores, que podem utilizá-lo para complementar suas aulas e pesquisas de forma dinâmica e aplicada. Assim, espera-se que o produto gerado nesse estudo contribua para o processo efetivo de ensino-aprendizagem em histologia, norteando também ações pedagógicas futuras. Recomenda-se a continuidade do projeto, com a expansão para outras áreas da biologia e da patologia. Sugere-se ainda, a implementação de ferramentas adicionais, como a gamificação através de quiz, além da integração com a inteligência artificial para a identificação automática de estruturas histológicas, assegurando a relevância e utilidade contínua do guia.

Palavras-chave


histologia; microscopia; laminário virtual.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2023.10059

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