CONFERÊNCIA ENTRE SOFTWARES DE REPRESENTAÇÃO DE PROJETO DE ARQUITETURA (REPRESENTAÇÃO 2D AUTOCAD E BIM REVIT)

Mayrison Vinicius Pereira Holanda, Igor Lacroix

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo comparar dois Softwares de Representação de projetos de arquitetura, AutoCAD como exemplo de tecnologia de representação 2D bidimensional e Revit como exemplo de tecnologia BIM, com ênfase no recorte tempo de execução de desenho. Após conceituar o sistema CAD e sistema BIM, será observado o contexto histórico em que essas plataformas se desenvolveram e com base nas informações levantadas e interpretações dos autores citados, avalia-se de modo prático a hipótese de que Revit é a plataforma mais eficiente. De forma especulativa, serão levantados dados de escritórios que utilizam ambas as tecnologias.
A primeira etapa de avaliação prática consiste em uma atividade de entrevistas que avaliou 4 escritórios de Arquitetura em Brasília – DF escolhidos pelo critério: software utilizado para representação de projeto. Dois escritórios utilizam tecnologia de representação 2D e dois utilizam tecnologia BIM. Foi avaliado o quesito tempo de produção de desenhos, considerando as etapas de estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal e projeto executivo, além disso foi avaliado o comparativo descritivo, um memorial das observações feitas sobre as outras etapas de projeto que envolvem a produção de desenhos, tais como: aprovação com clientes, aprovação para etapa de projeto legal e readequação às normas do Código de Edificações juntamente às determinadas administrações regionais e prefeituras.
A segunda etapa de avaliação prática considerou as respostas obtidas através dos autores e de trabalhos acadêmicos já existentes. Tais respostas encontradas proporcionam um resultado mais sólido e objetivo, que possibilitaram substituir uma atividade complexa de aplicação de testes e posterior avaliação de resultados. Portanto, a simples revisão da literatura local permitiu um direcionamento mais objetivo à hipótese da pesquisa


Palavras-chave


AutoCad, Revit, Desenho Técnico, Arquitetura, Software.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n2.2016.5547

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia