A paz na escola: um trabalho de intervenção

Karla Christina Pereira Batista, Águeda Gonçalves Tavares, Maria Eleusa Montenegro

Resumo


Esta pesquisa pretendeu contribuir para a Cultura da Paz na escola e,
consequentemente, ao combate à violência escolar, tomando como referência uma
escola pública, em Brasília-DF. Foi desenvolvida em seu segundo ano, após terem
sidos verificados os resultados positivos do primeiro ano. Nestes dois anos, tratou de
uma pesquisa-ação, com a utilização de grande abrangência de atividades relacionadas
à paz na escola, desde rodas de conversa folhetos sobre a Paz, participação da
Semana da Consciência Negra, concursos, dentre outros. A violência na escola,
atualmente, constitui um problema social e, em parte, é responsável pela evasão
escolar, pelo afastamento de professores e/ou licença médica, causada por doenças
psicossomáticas, como o estresse, pelo baixo rendimento dos alunos. A abordagem
metodológica da pesquisa foi a pesquisa-ação, ou de intervenção. O cenário escolhido
para a pesquisa foram os anos finais do Ensino Fundamental II. Todos os alunos do
turno escolhido foram atingidos pelo processo de continuidade da pesquisa. O primeiro
semestre ocorreu conforme o previsto, mas, em seu segundo semestre, devido à Covid-
19, o projeto teve que ser desenvolvido online, pelo Instagram. As reuniões com o
grupo de pesquisa foram realizadas semanalmente via o google meet. Foram feitos os
concursos: música pela paz, criação de brinquedos recicláveis para doação, cartazes
sobre como ser solidário durante a pandemia e o desenvolvimento de boas ações,
durante todo o semestre escolar. Foi realizado o pré-teste no início do trabalho. Como
instrumento foi utilizado um questionário semiestruturado. Após passados os dias
iniciais da suspensão da pesquisa, devido à pandemia, iniciou-se a discussão de como
dar continuidade a ele, que tinha características presenciais. Foi aí que surgiu a ideia
da utilização do Instagram para a realização dos concursos, todos voltados para a paz
na escola. Primeiro era feito um pequeno folheto, de cada um dos quatro concursos
realizados, e colocado na rede social, explicando todo o concurso e sua premiação que
seria feita com caixas de bombons. Os concursos iniciaram-se de forma tímida, mas os
seus participantes logo ultrapassaram os três primeiros colocados. Os alunos postavam
no Instagram as tarefas realizadas. Diretor, coordenador e professores também se
envolveram nas atividades. A instituição passava por um momento muito sério de
adaptação ao novo sistema de ensino, com aulas online, mesmo assim conseguiu-se
obter bons resultados e criar um novo tipo de ação dentro da pesquisa. Esta pesquisa,
ao lado de seu objetivo principal que foi a contribuição pela paz na escola, gerou um
resultado secundário, a criatividade para a sua continuidade, a realização de forma
online. Em seu pós-teste foi verificado que, 71,4% dos alunos que o responderam,
tiveram conhecimento dos concursos e que 85,7% disseram acreditar que ele possa
contribuir com a paz na escola. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 1996 enfatiza
a necessidade de os professores cultivarem os valores éticos e morais para propiciar
oportunidades reais para que os alunos estejam permanentemente em busca da
construção de sua cidadania.


Palavras-chave


Violência Escolar. A paz na escola. Intervenção à violência.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2019.7528

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