Compreensão do conceito de morte em crianças pequenas

Brenda Chacon Silvério, Manuela Ramos Caldas Lins

Resumo


Os fatos da morte e do morrer são parte do desenvolvimento desde a infância e, embora as
pesquisas indiquem, de maneira geral, concordância sobre o tema, ainda há limitações que
exigem a realização de mais estudos, principalmente sobre os conceitos e pré-requisitos
relativos. Com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de ferramentas para melhor
atuação de profissionais que lidam com o público infantil, esta pesquisa dispôs-se à exploração
acerca da compreensão dos componentes do conceito maduro de morte em crianças entre 3
e 4 anos, por meio da aplicação de um instrumento de sondagem. Tal instrumento foi
desenvolvido a partir de estudos prévios e constitui-se de duas histórias que abordam
aspectos físicos e psicológicos de um animal e uma pessoa, desenhos representativos e
questionários que exploram o grau de compreensão dos componentes do conceito maduro
de morte. A amostra contou com 13 participantes e os resultados indicaram que, de maneira
geral, embora compreendam a morte como evento de ausência, possuem um conhecimento
limitado dos conceitos relacionados e que pode haver diferenças na compreensão quando os
entes são pessoas ou animais, corroborando estudos anteriores.


Palavras-chave


Conceito de morte; Pré-escolares; Instrumento

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2022.9465

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