Cultura e engajamento político: uso das redes sociais no engajamento político durante as eleições de 2022

Isabela Tanure Gullane, Julia Maass

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo compreender como a relação entre cultura e
engajamento político no âmbito das redes sociais durante as eleições presidenciais de 2022.
Por meio de revisão bibliográfica e documental encontrou-se referências que serviram como
arcabouço teórico para dissertar acerca do conceito de cultura, engajamento e influência
digital. De natureza básica, esta pesquisa pode ser qualificada como exploratória e descritiva.
Foi realizada uma coleta de dados na plataforma Twitter de dois agentes culturais, um
apoiador do candidato Lula e outro apoiador do candidato Jair Bolsonaro, sendo eles,
respectivamente, o ator Felipe Neto e o cantor Roger Moreira. Ambos os escolhidos fazem
parte da cultura e se manifestam politicamente nas suas redes sociais. Os resultados
demonstram que os agentes culturais se manifestam mais politicamente quando ocorrem
grandes eventos públicos como as eleições ou os ataques de 08/01/22, sendo Roger Moreira
o mais atuante, e que o engajamento do público em postagens políticas, em ambos perfis, é
maior do que nas publicações de cunho geral, demonstrando o interesse dos usuários neste
tipo de conteúdo. Percebeu-se que apesar da diferença significativa de seguidores dos dois
perfis, as porcentagens de engajamento de ambos são relativamente baixas, tendo o agente
cultural alinhado à candidatura de Bolsonaro, apresentado maior soma neste sentido.


Palavras-chave


eleições; cultura; redes sociais; engajamento político.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2022.9471

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