Representações midiáticas dos relacionamentos sugar

Ana Vitória Cruz Lemes, Lucas Alves Amaral

Resumo


O presente estudo teve como objetivo compreender os sentidos atribuídos em mídias
sociais voltados aos relacionamentos sugar sobre a vivência de sugar babies diante das
desigualdades de gênero e dos privilégios masculinos nesse tipo de relacionamento, bem
como, analisar as similaridades e diferenças dos papeis desempenhados por sugar babies
em relacionamentos sugar e prostituição. A partir da Psicologia Cultural, especialmente a
partir da literatura nacional e internacional sobre feminilidade, masculinidade e
relacionamentos sugar. Para esse propósito foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base
na etnografia digital, uma vez que a internet e a cibercultura desempenham um papel
fundamental na propagação desse formato de relacionamento. Os conteúdos midiáticos
foram analisados a partir do método de Análise do Conteúdo em sua vertente temática.
Como resultados da pesquisa, construiu-se três categorias temáticas: (a) Feminilidade e
aparência corporal: expectativas para as sugar babies; (b) Estilo de vida e sugar daddies
como possibilidade de ascensão social; e (c) Estigmas dos relacionamentos sugar. Os
resultados apontaram que os relacionamentos sugar são permeados de preconceitos e
estigmas, sendo assim, de difícil acesso, bem como, a busca desse relacionamento aparece
como uma possibilidade de ascensão social e os discursos sobre o comportamento do daddy
e da baby no relacionamento reafirmam os papéis de gênero hegemônicos. Por fim,
ressalta-se a importância da Psicologia em estudar e manter um olhar atento para as novas
formas de se relacionar de forma buscar estratégias de cuidado para o sofrimento psíquico
relacionados a questões de desigualdade de gênero.


Palavras-chave


relacionamentos sugar; sugar baby; sugar daddy; feminilidade; cibercultura.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2022.9496

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