Tecnologia para a educação ambiental: aplicação da realidade aumentada
Resumo
Está pesquisa explora, numa perspectiva intencional, os resultados da utilização dos dispositivos móveis em conjunto com a Realidade Aumentada em um ambiente natural voltado para aprendizagem. Com o objetivo de desenvolver um aplicativo de Realidade Aumentada voltado para usuários de trilhas ecológicas da região do Cerrado brasileiro, para avaliar o seu uso como ferramenta pedagógica para educação ambiental nos ambientes naturais próximos aos centros urbanos. Para tanto, a metodologia da revisão de literatura foi utilizada com o propósito de identificar, selecionar, analisar, comparar e sintetizar o conteúdo dos estudos selecionados para extrair as respostas das questões de pesquisa. Além disso, um questionário e entrevistas foram elaborados e respondidos pelos usuários participantes do estudo, a fim de obtermos resultados quantitativos e qualitativos à pesquisa. Os resultados obtidos mostram um impacto extremamente positivo na aprendizagem, pois torna o ambiente totalmente interativo, divertido e controlado em razão da segurança e entretenimento proveniente do uso da Realidade Aumentada, tornando o processo de aprendizagem mais didático e inclusivo, além de contribuir para a conscientização ambiental dos usuários. A utilização da Realidade Aumentada no ambiente natural também se mostrou bem promissora e eficaz em vários aspectos principalmente no contexto motivacional e social. Complexidade na utilização dos dispositivos móveis, problemas técnicos relacionados a dificuldade inicial de se lidar com a Realidade Aumentada e o custo elevado dos dispositivos móveis são os principais desafios encontrados até então. A conclusão corrobora os resultados obtidos e salienta que a Realidade Aumentada de fato cria um ambiente de aprendizagem onde o usuário se mantém motivado e focado durante o uso.
Palavras-chave
trilhas ecológicas; meio ambiente; aprendizagem.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2023.9914
Apontamentos
- Não há apontamentos.