Meta-análise de intervenções para promover o comportamento pró-ambiental: evidências para a prática da psicologia na concretização dos ODS ambientais
Resumo
O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu como resposta à insustentabilidade do modelo de desenvolvimento moderno, que compromete a continuidade do próprio progresso devido ao uso excessivo de recursos naturais finitos. A partir disso, surgiu o desenvolvimento sustentável, que visa satisfazer as necessidades atuais sem comprometer as futuras gerações. Em 2015, a ONU estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para serem alcançados até 2030, com a adesão de 193 países, incluindo o Brasil. Esses objetivos abrangem áreas como eliminação da pobreza, educação e proteção ambiental. A psicologia reconheceu seu papel na promoção da sustentabilidade, enfatizando a importância da mudança de comportamento e resiliência dos indivíduos. A psicologia ambiental, que estuda a interação entre indivíduos e seus ambientes, tem um papel crucial nesse processo, com foco em como comportamentos pró-ambientais podem ser promovidos. Estratégias podem ser divididas em estruturais (modificação do contexto) e informacionais (modificação de fatores motivacionais). A meta-análise surge como uma ferramenta valiosa para sintetizar dados de diversas pesquisas, ajudando a avaliar quais intervenções são mais eficazes e em que contextos. A necessidade de meta-análises é destacada para avaliar a eficácia das estratégias de promoção do comportamento pró-ambiental e para ajustar intervenções de acordo com o contexto específico e o público-alvo. Desse modo, esta pesquisa visou realizar uma meta-análise dos efeitos de intervenções para promover comportamentos pró-ambientais, analisando estudos quase-experimentais da psicologia. O objetivo foi avaliar a eficácia das estratégias disponíveis, considerando variáveis situacionais, e fornecer informações detalhadas para auxiliar na escolha das melhores intervenções com base em evidências. Quanto aos resultados do estudo, para garantir uma visão completa dos achados em psicologia sobre comportamentos pró-ambientais, critérios rigorosos foram aplicados na seleção de artigos científicos. Foram incluídos artigos publicados em periódicos científicos revisados por pares, com data de publicação a partir de 2021, em inglês, e com desenhos quase-experimentais ou experimentais. As fontes consultadas foram o Portal de
Periódicos da CAPES e EBSCO. A pesquisa usou palavras-chave relacionadas a comportamentos pró-ambientais e termos experimentais, como, por exemplo, pro environmental behavior e experiment. Ao todo, foram levantados 271 artigos, dos quais apenas 27 foram selecionados, sendo estes classificados em sete diferentes categorias de comportamentos pró-ambientais e cinco categorias de intervenção. Durante a coleta, foram identificadas intervenções relevantes, que deveriam ser quase-experimentais ou experimentais, além da definição de comportamentos pró-ambientais e fornecimento de estatísticas para o cálculo do tamanho dos efeitos dos estudos. A meta-análise foi planejada antes da coleta de dados, focando em comportamentos pró-ambientais e intervenções. Dos 27 artigos coletados, 10 forneceram dados suficientes para a meta-análise. Os resultados indicaram que intervenções de recursos audiovisuais e mudanças de ambiente mostraram maior eficácia na promoção de comportamentos pró-ambientais, com efeitos significativos. Intervenções como uso de texto e eventos educativos foram menos eficazes. A meta-análise destacou a importância dos recursos audiovisuais como promotores de comportamento pró-ambiental e sugere que estudos futuros devem investigar o efeito das intervenções mais efetivas de modo a aprimorar a elaboração de políticas públicas para promoção do comportamento pró-ambiental.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2023.9924
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