Uso de telas e o impacto no desenvolvimento motor infantil de pré-escolares

Ana Clara Marçal Ribeiro dos Santos, Manuela Ramos Caldas Lins

Resumo


A ascensão da tecnologia inseriu na vida de todos, inclusive das crianças, uma atmosfera globalizada e com acesso constante a dispositivos eletrônicos que podem influenciar seu desenvolvimento. Nesse sentido, este projeto teve como objetivo analisar o impacto do uso de telas no desenvolvimento motor infantil em crianças pré-escolares, com idades entre 3 e 6 anos. Tendo em consideração a relevância do tema, o valor das vivências experimentadas entre os primeiros 3 aos 6 anos de idade e a escassez de estudos sobre o assunto devido ao seu caráter hodierno, verificou-se a necessidade da pesquisa. A amostra do estudo foi de 20 crianças (5 de cada faixa etária) e seus pais/responsáveis. As crianças participaram por meio da aplicação da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) criada por Rosa Neto (2002) e os pais responderam a uma entrevista estruturada elaborada pela autora. A entrevista foi composta por questões que abordam a frequência semanal de exposição a tecnologias, o tempo de uso de tela diário da criança, os tipos de conteúdos consumidos por ela, se existe monitoramento de uso, etc. A análise dos dados ocorreu de forma tanto qualitativa, sendo avaliadas as respostas às entrevistas realizadas, quanto quantitativa, por meio de cálculos de correlação de Pearson entre o tempo de tela diário e os escores obtidos na Escala de Desenvolvimento Motor em cada um dos aspectos. Os resultados sugerem que o uso excessivo de mídia de tela está negativamente associado a habilidades motoras, principalmente nos aspectos de motricidade global, organização corporal/rapidez e linguagem/organização temporal, corroborando estudos anteriores. Essas descobertas podem alertar os pais para as consequências do uso excessivo dos meios digitais e motivar estratégias de promoção de saúde e educação.

Palavras-chave


motricidade; tecnologia; crianças.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2023.9945

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