Licenciatura em pedagogia nas Universidades públicas das regiões Norte e Sul do Brasil : uma investigação sobre as bases teórico-metodológicas para formação de docentes que atuarão na educação especial
Resumo
Esta pesquisa faz parte de uma pesquisa “guarda chuva” intitulada Os currículos de
pedagogia, o exercício docente e as políticas públicas de educação inclusiva. Por se tratar
de um projeto de grande porte, pois é de caráter nacional, ele foi fracionado em quatro
projetos que focaram as quatros regiões do Brasil. O projeto investigou as regiões norte
e sul com o objetivo de examinar se os cursos de Pedagogia de universidades federais e
estaduais ofereciam uma formação em bases teórico-metodológicas que possibilitasse
o exercício docente com crianças com deficiência em sala de aula, considerando não
apenas as normas, portarias e decretos. Foi realizado um levantamento documental dos
Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de licenciatura em pedagogia, bem como das
respectivas ementas das disciplinas de ensino especial ou educação inclusiva nas regiões
Norte e Sul do Brasil. Espera-se, assim, contribuir com as reflexões sobre a importância
do currículo de pedagogia como elemento fundamental para a capacitação de docentes
que enfrentam os desafios da prática pedagógica na Educação Especial da rede de
ensino brasileira. Os dados indicam que as universidades dedicam determinado esforço
para a formação dos futuros docentes, mas ainda insuficientes para as necessidades
atuais. A pesquisa aponta para a incrementação da formação com uma estrutura
curricular que concilie a atividade práticas que se conversam com a teoria tendo em
vista que, a formação continuada não totalmente efetiva, ainda mais para professores
que já estão atuando em sala de aula e adquirem os vícios profissionais. A formação dos
professores não se limita a prepará-los para a atuação em sala de aula; ela é também
um meio fundamental para garantir que as crianças com deficiência tenham acesso a
um ambiente de aprendizagem que atenda adequadamente às suas necessidades.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2023.9964
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