Correlação estresse, horas de estudo e tempo de cursinho na incidência de ideação suicida em estudantes pré-vestibulandos egressos do ensino médio
Resumo
O presente estudo investigou a saúde mental de pré-vestibulandos, com ênfase na
relação entre estresse, carga horária de estudos e tempo de permanência em cursinhos
pré-vestibulares, procurando observar possível ligação com a incidência de ideação
suicida. Dado o crescente estresse e a pressão enfrentada por esses estudantes na
preparação para o vestibular, esta pesquisa buscou entender como essas variáveis
influenciam a saúde mental dessa parcela populacional. A investigação se deu por meio
de um estudo quantitativo, realizado mediante formulário online, com a utilização de
testes psicológicos e um formulário sociodemográfico. Foram coletados dados de 103
pré-vestibulandos, sendo esta uma amostra por conveniência. A análise utilizou
métodos como a correlação de Spearman, teste ANOVA e Kruskal-Wallis para
interpretação dos dados. Como resultado foram encontradas correlações moderadas
entre altos níveis de estresse e níveis elevados de ideação suicida, extensas horas de
estudo por dia ou maior quantidade de dias de estudo por semana e maiores níveis de
estresse, já em relação a longos períodos em cursinhos e o aumento de ideação suicida
ou nível de estresse entre os participantes as correlações não foram encontradas. Além
disso, foi possível perceber que a grande maioria dos estudantes idealiza a aprovação
no curso de Medicina e que a média geral de participantes da amostra analisada
encontra-se com elevados níveis de estresse. Esses achados ressaltam a necessidade
de intervenções que promovam o bem-estar mental e estratégias de enfrentamento
para esse grupo demográfico, entretanto é importante realizar novas investigações que
viabilizem sanar algumas limitações aqui presentes, como tamanho da amostra,
variáveis investigadas e análises estatísticas escolhidas para a interpretação dos dados.
Outro ponto relevante é que, apesar de ter sido o foco principal do estudo, os níveis de
ideação atualmente encontram-se dentro da normalidade na amostra coletada,
entretanto a correlação existente entre estresse e ideação suicida se mostrou
significativa e a média geral dos estudantes que contribuíram com a pesquisa
demonstrou níveis elevados de estresse, enquadrando-se na categoria de estressados.
Assim, é possível perceber que, a longo prazo, deve-se voltar a atenção para essa
parcela populacional e um possível cenário de desenvolvimento de ideação suicida por
níveis elevados de estresse.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2023.9966
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