O projeto da arquitetura escolar em relação à prática pedagógica: análise das escolas públicas no Distrito Federal (1957-2022)

Marcella Garritano Rodrigues Paiva, Carolina Menzl Celaschi

Resumo


A interlocução entre história, pedagogia e arquitetura assim como a ampliação do conjunto de referências uti lizadas na concepção da arquitetura na sua interface com a educação deve considerar os mais diversos campos de pesquisa, no que tangencia o processo de ensino e aprendizagem, para que se criem políti cas públicas, que não só orientam e regulam a produção desses espaços, mas ajudem a sustentar um modelo pedagógico coerente com os interesses sociais. Há uma escassez de estudos que relacionem e evidenciam a importância da arquitetura escolar e, principalmente, de como o espaço educacional pode infl uenciar a práti ca docente e condicionar a perpetuação do uso da metodologia tradicional nas escolas de modo sistemáti co. Por mais que estudos na área de história da educação, didáti ca, pedagogia e segmentos da psicologia e sociologia da educação tangenciam o espaço escolar, a parti r de seus recortes temáti cos, a lógica de produção do projeto de arquitetura desti nado à criação de espaços educacionais não fi ca evidenciada como parte integrante do projeto educacional e as vinculações, por mais que existam, estão dispersas em meio a um vocábulo extenso, que em seu cerne, se relaciona a um só objeto. A produção da arquitetura escolar, apesar dos esforços e contribuições signifi cati vas de Anísio Teixeira ao propor aliado ao projeto educacional para Brasília a proposição de edifi cações escolares que deem consonância às suas ideias o que se evidencia é que a arquitetura escolar se encontra à mercê de uma lógica tecnicista de produção, adotada tão repeti damente quanto o modelo tradicional de ensino. A compreensão da cultura escolar se mostra enraizada, a parti r de critérios estabelecidos há dois séculos e que hoje ainda são reproduzidos sistemati camente.

Palavras-chave


arquitetura escolar; ambiente de ensino, práti ca pedagógica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2023.9971

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia