Bullying na ficção: como séries de tv brasileiras e sul-coreanas denunciam a violência escolar em séries de tv
Resumo
A presente pesquisa analisa como o bullying é retratado na série brasileira Sonhadores (2020) e na série sul-coreanas True Beauty (2020). O estudo parte do ponto de que, além do entretenimento, as séries podem desempenhar um papel educativo e reflexivo ao retratar injustiças sociais como a violência escolar e o bullying. Portanto, a questão central da pesquisa é se as séries de ficção, com suas características narrativas distintas das de documentários e conteúdos jornalísticos, podem servir como ferramentas de conscientização sobre o bullying. A pesquisa busca responder se essas produções audiovisuais podem sensibilizar o público e promover discussões sobre o tema. O objetivo principal do estudo visa identificar a forma como o bullying é retratado nas séries brasileiras e sul-coreanas, além de verificar se essas séries oferecem soluções ou formas de enfrentar o problema. O método privilegiou a narratologia, que abrange a análise das narrativas, tanto de ficção quanto de não-ficção. O método considerou aspectos como a construção das personagens e o desenvolvimento dos enredos. A análise da narratologia focou nos protagonistas, que são o ponto central das histórias. Nesse contexto, foram levadas em consideração características físicas e emocionais das personagens, para compreender as suas decisões e ações, que movem a história. Apesar das diferenças culturais e estruturais entre as duas séries, ambas retratam o impacto negativo do bullying e a importância do suporte emocional. O estudo concluiu que, embora não forneçam soluções definitivas para o problema, elas ilustram os impactos negativos do bullying e a necessidade de buscar ajuda.
Palavras-chave
séries; ficção; bullying.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2023.9976
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