Disciplinas de ensino especial na formação do profissional de pedagogia nas Universidades federais e estaduais do Nordeste
Resumo
A pesquisa teve como objetivo compreender a abordagem da educação especial inclusiva nos currículos de licenciatura em Pedagogia das universidades públicas federais e estaduais do Nordeste. O foco principal foi analisar quais disciplinas dentro dessa área oferecem fundamentos teórico-metodológicos que prepararam os futuros professores para o trabalho efetivo com crianças com deficiência. Considerando a importância crucial da formação inicial para assegurar uma educação de qualidade para todos, especialmente para alunos com necessidades especiais, o estudo procurou identificar as lacunas e desafios que os educadores enfrentam na implementação das políticas públicas de inclusão. A análise foi realizada por meio dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Pedagogia da região. Os resultados mostram que, embora haja um reconhecimento crescente da importância da inclusão, muitos currículos ainda apresentam currículos desatualizados e com deficiências em relação à formação específica e aprofundada sobre práticas inclusivas. A pesquisa sublinha que a formação teórica deve ser complementada com experiências práticas para preparar os futuros professores para o ensino especial. Além disso, é necessário promover um diálogo mais efetivo entre as instituições de ensino superior e as escolas para alinhar a formação docente às reais necessidades do cotidiano escolar. A inclusão deve ser vista não apenas como uma obrigação legal, mas como um compromisso ético e social. Portanto, é essencial que os currículos de Pedagogia integrem mais efetivamente o atendimento às crianças com deficiência, garantindo uma formação que capacite os professores a atuar com competência e sensibilidade
Palavras-chave
inclusão; educação especial; nível superior.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2023.9978
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