A influência do ciberespaço na percepção de necessidades e adaptação do espaço e dos meios urbanos nos cafés de Brasília
Resumo
Esta pesquisa aborda a influência do ciberespaço na percepção de necessidades e adaptação
do espaço e do meio urbano nos cafés de Brasília. Visando obter uma compreensão mais
aprofundada deste tema, foram explorados os conceitos de cibercultura sob a perspectiva de
Pierre Levy, e a sociedade do espetáculo apresentada por Guy Debord. Além disso, com o
objetivo de investigar melhor a temática, foram feitos seis estudos de caso, em cafeterias de
Brasília, especificamente, no Plano Piloto, onde foram observados os seguintes pontos:
localização, entorno, descrição geral do espaço, conectividade, mobiliário, presença de
espaços instagramáveis, iluminação, espaços de confraternização e descontração e
programação visual, com o intuito de observar como e se houve adaptação dos
espaços influenciados pela cibercultura. Nesta perspectiva notou-se que os cafés,
contemporaneamente, tiveram sua função de encontro modificada, pois passaram a
ser lugar de conexão, tanto física, quanto virtual. Este espaço, também incorporou
novas atividades,como a do trabalho, sobretudo após a pandemia de COVID-19, e a de
lugar fotogênico, ou instagramável. Sob esta ótica, pode-se notar o quão relevante se
tornou a percepção estética na cibercultura, formando espaços baseados em tendências. Por
fim, tendo em mente, em especial o aumento de consumo de redes sociais em decorrência da
pandemia de COVID-19, e a crescente população nativa digital, tem-se a formação de opiniões
e a naturalidade de expor hábitos e rotinas cotidianas nas mídias digitais, bem como a
disposição atual de consumir espaços e produtos que possuam algum vínculo com a internet. O que corrobora a ideia de alienação descrita por Debord em sua obra Sociedade do Espetáculo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2023.9982
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