A técnica da utilização das caçambas e sua viabilidade dentro do espaço privado e público na cidade

Eliete de Pinho Araujo, Ana Cláudia Bazzo Sá

Resumo


As principais reinvindicações das sociedades do século XXI, neste milênio, a necessidade de ações sustentáveis, como a recuperação dos espaços verdes, a preocupação com a gestão dos resíduos produzidos pela população e a criação de espaços de qualidade para o convívio social, essas questões têm relação direta com o aumento da qualidade de vida da população e com a preocupação com o meio ambiente. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um estudo sobre a situação urbana, com base em aspectos socioambientais, visando transformar espaços privados (residências e outros) e públicos, utilizando a técnica inovadora das caçambas. Realizou-se o levantamento de dados referentes ao tema citado a fim de se obter base teórica, com maior enfoque nos espaços privados e públicos, depois foi realizado o estudo sobre aspectos socioambientais e qualitativos dos espaços públicos voltados para a população, mostrando que as caçambas são equipamentos positivos para serem usados, e finalmente concebido projeto de reutilização de caçambas e entulhos contidos nelas. Como resultados, foram relacionados os aspectos para atingir os profissionais pela divulgação nas escolas de engenharia e arquitetura, para a população e órgãos responsáveis por sua implantação, demonstrando como a qualidade de vida está diretamente ligada às questões ambientais e sociais do indivíduo. Concluiu-se que o Brasil apresenta poucos avanços nas questões relacionadas à sustentabilidade neste milênio e que o projeto com a técnica das caçambas para a habitação e para a cidade apresenta uma alternativa simples e interessante, e com baixo custo.

Palavras-chave: Caçamba. Espaço privado e público. Sustentabilidade no milênio.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, E. P.; CANTUÁRIA, G. A. C.; RICHARDS, S.; FILHO, A. S. S.; CHAVES, L. V.; FALCÃO, M. P. T.; SILVA, B. Q. Uso de los espacios y manutención del parque Sarah Kubitscheck de Brasília – DF – Brazil y de los parques reales de Londres – UK. 43 Congresso PARJAP Huesca Ciudad entre Jardines. Cultura y Salud de la Infraestructura Verde Urbana, Huesca, Espanha, 2016.

ARAUJO, J. M. Caçambas coletoras de resíduos sólidos e riscos à saúde pública: um enfoque segundo os princípios da atenção primária ambiental. São Paulo, 2000. 138f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Tese in ARAUJO. Joyce M., GÜNTHER. Wanda M. R. Caçambas coletoras de resíduos da construção e demolição no contexto do mobiliário urbano: uma questão de saúde pública e ambiental. Revista Saúde e Sociedade. Scielo Brazil, São Paulo, v.16, n. 1, jan./abr. 2007, acesso em 28/06/2017, disponível em http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v16n1/13.pdf.

ARAUJO, J. M.; GÜNTHER, W.M. R. Caçambas coletoras de resíduos da construção e demolição no contexto do mobiliário urbano: uma questão de saúde pública e ambiental. Revista Saúde e Sociedade. Scielo Brazil, São Paulo, v.16, n. 1, jan./abr. 2007, acesso em 28/06/2017, disponível em http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v16n1/13.pdf.

ARAUJO, E. P.; LUZ, M. S.; HUSNI, H. K. O impacto da neuroarquitetura em Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS). Projeto de Pesquisa PIC/PIBIC – 2019. Curso de Arquitetura e Urbanismo, FATECS, UniCEUB, Brasília, 2019.

BARBOSA, S. E.; ARAUJO, E. P. Edifícios e habitações sociais humanizados para idosos e portadores de Alzheimer. Projeto de Pesquisa PIBIC, 2014. Curso de Arquitetura e Urbanismo, FATECS, UniCEUB, Brasília, 2014.

BRAUNGART, M.; MCDONOUGH, W. Cradle to cradle: criar e reciclar ilimitadamente. Editora G. Gili, 1ª ed., São Paulo, 2013.

CLEMENTE, F. M. V. T.; HABER, L. L. Horta em pequenos espaços. Editoras técnicas. Embrapa, Brasília, DF, 2012.

DIAS, F. O desafio do espaço público nas cidades do século XXI. 2005. Acesso em 15/11/2016, disponível em http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/06.061/453.

GEHL, J. Cidades para pessoas. Perspectiva, 3ª ed, São Paulo, 2015.

JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. 3ª ed. Editora WMF Martins Fontes, São Paulo, 2011.

MARTÍNEZ, P. C. Conference Paper · May 2016: 43º Congreso Nacional de Parques y Jardines de la AEPJP, At Huesca. España. Estrategias y movimientos internacionales para la planificación de ciudades biofílicas. In Infraestrutura Verde – Sistema Natural de salud Pública. Ediciones Mundi-Prensa. Madri, 2016.

MASCARÓ, J. L. Infraestrutura urbana para o século XXI. Masquatro. Editora, 1ª Edição, Porto Alegre, RS, 2016.

SÁ, A. C. B.; ARAUJO, E. P. Caçambas – estudo de caso: a técnica da utilização das caçambas e sua viabilidade dentro do espaço público na cidade. Projeto de Pesquisa PIC/PIBITI – 2019. Curso de Arquitetura e Urbanismo, FATECS, UniCEUB, Brasília, 2017.

TANSCHEIT, P. Placemarking x gentrificação: a diferença entre revitalizar e elitizar um espaço público. 2016. Acesso em 08/03/2017, disponível em: http://www.archdaily.com.br/br/791764/placemaking-x-gentrificacao-a-diferenca-entre-revitalizar-e-elitizar-um-espaco-publico.

NORMAS

ABNT NBR 14.728:2005 Caçamba estacionária de aplicação múltipla operada por poli guindaste.

ABNT NBR 14.350:1999. Segurança de brinquedos de playground – Parte 1: Requisitos e métodos de ensaio.

SITES

(Acesso em 10/03/2017)

(Acesso em 02/07/2017)

(Acesso em 20/07/2017)

(Acesso em 20/07/2017)




DOI: https://doi.org/10.5102/ra.v1i1.7014

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia