Estudos de caso pós-pandemia: como se comportará a sociedade

Eliete de Pinho Araujo, Manuel de Carvalho e Sousa, María José López Rey, Rodrigo Pinho Rodrigues

Resumo


O artigo se refere às alterações provocadas pela COVID-19 no desenvolvimento pós-pandemia da arquitetura, paisagem, sociedade e moradia, não só no Brasil, mas em países como Canadá, Espanha e Portugal. Os objetivos são fazer um compilado das pesquisas dos professores das universidades e profissionais relacionados ao tema. Primeiramente, relatou-se o impacto no Brasil, diferente dos outros três países, considerados desenvolvidos. Em que a pandemia afetará o Brasil? Serão três partes referentes ao tema da moradia. No Canadá, como a Covid-19 está afetando o mercado de trabalho e a vida de uma forma geral? A construção civil não parou porque foi declarada como serviço essencial, sem esse serviço básico, as pessoas não seriam capazes de ficar em casa e permanecer saudáveis. Na Espanha, o estado de alarme foi anunciado pelo governo quando o número de contágios alcançou meio milhão de pessoas. Porém, dentro do dramático cenário, surgiu algo positivo: a qualidade do meio ambiente melhorou. As cidades grandes, com altos níveis de poluição respiram um ar mais puro, a biodiversidade se regenera, as águas estão mais limpas. Em Portugal, o que aconteceu à arquitetura? Continuou elaborando projetos on-line e a construir, com ritmo menor, por medo de contágio e por falta de serviços de apoio. Como resultados, a pandemia veio deixar consequências nas crianças, nas pessoas mais velhas, nos pobres, na geração atual, e em toda a sociedade. Em todos os países verificou-se que deverá ser exigida do Poder Público uma atuação decisiva e eficiente, organizada e fraterna.


Texto completo:

PDF

Referências


BRANDER. James, professor de Negócios Internacionais e Políticas Públicas na Sauder. School of Business da University of British Columbia (UBC), News 1130.

BRASIL. (2004). Política nacional de habitação/ Ministério das Cidades. Secretaria Nacional de Habitação. Brasília (DF): Ministério das Cidades.

BRASIL. (2017). Lei 13.466 de 12 de Jul. de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13466.htm Acesso em 04 Set. 2019.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da Constituição. 3. Ed. Coimbra: Almedina, 1999.

CANUTO, Elza Maria Alves. Direito à moradia urbana. Aspectos da dignidade da pessoa humana. Belo Horizonte: Fórum, 2010, p. 143-216 (Capítulo 3).

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3° ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

COSTA, Patrícia Rodrigues. O papel de programas sociais de habitação na qualidade de vida da pessoa idosa. O direito à moradia. Artigo, Programa de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, ICPD, 2019.

EM DIA MUNDIAL, ONU-HABITAT DEFENTE POLÍTICAS HABITACIONAIS E MORADIAS ACESSÍVEIS. ONU (2017) Disponível em: https://nacoesunidas.org/em-dia-mundial-onu-habitat-defende-politicas-habitacionais-e-moradias-acessiveis/ Acesso em 29 Ago. 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DA ESPANHA. https://cnecovid.isciii.es/covid19/, Maio de 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DA ESPANHA. https://cnecovid.isciii.es/covid19/#declaraci%C3%B3n-agregada. Documentários de Attenborough, 2020.

PENZIM, Adriana Maria Brandão. Habitação social e modos de vida: narrativas sobre a casa e o morar. Belo Horizonte, 2001.

PNAD. IBGE, 2018.

(SIS) de 2018, IBGE.

INSTITUTO TRATA BRASIL, (https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,reduzir-populacao-em-favelas-e-investir-em-higiene-podem-salvar-ate-26-mil-do-coronavirus-em-sp,70003270650):

SARLET, Ingo Wolfgang. Algumas notas sobre a eficácia e efetividade do direito à moradia como direito de defesa aos vinte anos da Constituição Federal de 1988. In: FERNANDES, Edésio; ALFONSIN, Betânia (coords.). Direito à moradia adequada: o que é, para quem serve, como defender e efetivar. Belo Horizonte: Fórum, 2014, p. 261-292.

SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE DE PORTUGAL.




DOI: https://doi.org/10.5102/ra.v1i2.8074

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia