Brasília em fragmentos: percursos e biografias

Aline Stefânia Zim

Resumo


A partir da perspectiva detetivesca do flanador, percorre-se as superquadras do Plano Piloto em Brasília. A flânerie, como percurso, pode ser entendida aqui na dimensão de uma narrativa não linear, onde os itinerários são abertos, descontínuos e indeterminados, dando margem a novas narrativas, as quais são construídas pelo movimento das possibilidades e incertezas a partir de um olhar aberto a novas aventuras estéticas. O percurso é apontado no texto como um método de se perceber a analisar a cidade, na sua dimensão do caminhar, do objeto arquitetônico e da narrativa não linear tecida de fragmentos de memória, numa perspectiva benjaminiana. Em contraponto ao percurso errante do flanador, propõe-se o conceito da cidade-panorama de Michael de Certeau, sob o seu aspecto reducionista que faz a cidade ser mais esquecida do que rememorada. Como resultado, propõe-se a leitura de Brasília como fragmentos de espaços e tempos, nos interstícios entre o todo e a parte, entre uma caminhada e outra. 

Palavras-chaves: percurso, flâneur, panorama, cidade


Texto completo:

PDF

Referências


BAUDELAIRE, Charles. Pequenos poemas em prosa. Trad. Gilson Maurity Rio de Janeiro: Record, 2009.

____________________. O Pintor da Vida Moderna. Org. Jérôme Dufilho e Tomaz Tadeu. Trad. Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

___________.Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1989 (Obras escolhidas vol I).

___________. Charles Baudelaire: um lírico no auge do Capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989 (Obras escolhidas vol 3).

CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Ed. Gilli, 2013.

CERTEAU. Michel. A invenção do Cotidiano: 1. Artes do fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 1994.

________________ A invenção do Cotidiano: 2. Morar, cozinhar. Petrópolis: Editora Vozes, 1994.

KOTHE, Flávio R. Para ler Benjamin. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

OLIVEIRA JR, Wencesláo Machado de. A cidade (tele) percebida: em busca da atual imagem do urbano. Dissertação de Mestrado. Campinas: Faculdade de Educação/Unicamp, 1994.

SECCI, Bernardo. A Cidade do Século Vinte. São Paulo: Perspectiva, 2009.

ZIM, Aline S. Arte, Educação e Narrativa no Proeja-transiarte: ensaios e fragmentos. Dissertação de Mestrado. Brasília: Faculdade de Educação/ Universidade de Brasília, 2010.




DOI: https://doi.org/10.5102/ra.v1i2.8109

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia