Resenha do Livro Local Space, Global Life. The Everyday Operation of International Law and Development, de Luis Eslava

Matheus Gobbato Leichtweis

Resumo


O objetivo desta resenha é apresentar ao público brasileiro o livro Local Space, Global Life. The Everyday Operation of International Law and Development, de Luis Eslava. Com foco nas recentes transformações urbanas ocorridas na cidade de Bogotá, Local Space, Global Life busca compreender de que maneira as prescrições normativas do direito internacional, em conjunto com o projeto internacional de desenvolvimento, operam e se materializam, hoje, no nível das jurisdições locais, reconstituindo os espaços urbanos e influenciando no dia a dia das populações urbanas periféricas, principalmente do Terceiro Mundo. Neste contexto, a presente resenha tem por escopo apresentar os principais argumentos veiculados ao longo do livro, com enfoque para o inovador método (antropológico e etnográfico) desenvolvido pelo autor para abordar a recente expansão do direito internacional na direção de múltiplas camadas da vida social e material das grandes cidades. Por fim, diante da constatação de que a obra apresenta um novo olhar sobre o direito internacional (um olhar menos institucional e estadocêntrico, e mais comprometido com a vida real, subjetiva e material das pessoas comuns), a resenha busca destacar a relevância da obra para a crítica contemporânea do direito internacional, especialmente a crítica veiculada a partir do Terceiro Mundo.

Palavras-chave


Direito Internacional; Desenvolvimento; Descentralização; Jurisdições locais; Bogotá.

Texto completo:

PDF

Referências


CHARLESWORTH, Hilary. International law: a discipline of crisis. Modern Law Review, v. 65, n. 3, 2002.

ESLAVA, Luis. Local space, global life: the everyday operation of international law and development. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

HARDT, Michael; NEGRI; Antonio. Empire. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

LUGARD, Frederick. The dual mandate in British Tropical Africa. Londres: W. Blackwood & Sons, 1922.

RAJAGOPAL, Balakrishnan. International law from below: development, social movements and third world resis¬tance. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.




DOI: https://doi.org/10.5102/rdi.v15i2.4887

ISSN 2236-997X (impresso) - ISSN 2237-1036 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia