Hostilidades e conflitos na Líbia: o difícil caminho para a democracia 10.5102/uri.v12i2.2969

Auteurs-es

  • Erinaldo Ferreira Carmo Universidade Federal de Pernambuco image/svg+xml
  • Younus Khalifa Haddood Universidade Aljabal Algharbi

DOI :

https://doi.org/10.5102/uri.v12i2.2969

Mots-clés :

Líbia, Secularismo, Islamismo Político, Mundo Árabe, Democracia

Résumé

Este artigo representa uma tentativa de compreensão do impacto das mudanças ocorridas, e ainda em curso, na Líbia após as manifestações da Primavera Árabe que resultaram na queda do regime autoritário e na implantação de mecanismos democráticos de governo, considerando as questões internas e externas e a crescente interdependência dos diferentes fatores político-econômicos sobre a sociedade líbia em sua transformação. Depois de uma série de ações desastrosas do governo de Khadafi, no âmbito local e internacional, os protestos levaram a sociedade a uma intervenção bélica direta sobre o governo e sobre o Estado. O impacto das intervenções estadunidenses nesta mudança é proeminente, devido às características peculiares ligadas à posição desta potência de um lado, e sua relação tensa com a Líbia de outro. Este trabalho apresenta alguns aspectos da problemática decorrente da contradição ideológica entre Secularismo e Islamismo Político no que diz respeito à participação no novo Estado e aos princípios da governança. Esta temática adquiriu uma importância acentuada nos atuais debates intelectuais e políticos no Mundo Árabe. Agora, mais do que nunca, a solução democrática representa o pressuposto conciliatório entre as duas correntes antagônicas, cujo confronto descolou-se do estágio de discurso teórico para o nível da luta armada.

Biographies de l'auteur-e

  • Erinaldo Ferreira Carmo, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor de Sociologia e Política do Colégio de Aplicação da UFPE.
  • Younus Khalifa Haddood, Universidade Aljabal Algharbi
    Doutorando do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Professor da Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidade Aljabal Algharbi, Gharyan – Líbia.

Publié

2015-01-19

Numéro

Rubrique

Artigos