Cabo Verde: Democracia, Cultura Política e Esfera Pública

Auteurs-es

  • Nataniel Andrade Monteiro Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento de Território (CIDLOT) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV)

DOI :

https://doi.org/10.5102/uri.v14i1.3646

Mots-clés :

Cabo Verde. Democracia. Cultura Política. Esfera Pública

Résumé

O artigo procura contribuir para se compreender e descrever aquilo que, no meu entender, constitui a nova abordagem da discussão acerca da cultura política e da esfera pública em Cabo Verde. A pobreza, o desemprego, a justiça social e a segurança, entre outros assuntos, têm sido alvos de atenção por parte da sociedade civil cabo-verdiana, sobretudo a partir da década de noventa, com o advento da democracia. O que me incita a pensar sobre novas tendências no que se refere à cultura política dos cabo-verdianos, particularmente na afirmação e configuração de uma esfera pública que prima pela prática do debate e respeito pela opinião pública, capaz de influenciar as acções do sistema político. O ano de 2015 tem sido marcado por debates de repercussão nacional e internacional, como é o caso mediático do Estatuto de Titulares de Cargos Políticos (ETCP). Este acontecimento, ao que tudo indica, possibilita uma nova configuração da esfera pública cabo-verdiana, corroborada numa cultura política participativa, de modo que sirva, não apenas para os períodos eleitorais, mas igualmente como instrumento para a consolidação do sistema político.

Biographie de l'auteur-e

  • Nataniel Andrade Monteiro, Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento de Território (CIDLOT) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV)
    Investigador no Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento do Território (CIDLOT- Uni-CV). Licenciado em Ciência Política e mestrando em Ética e Filosofia Política pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Téléchargements

Publié

2016-07-26

Numéro

Rubrique

Artigos