Reflexão sobre a didática como mediadora entre teoria educacional e prática pedagógica

Auteurs-es

  • Eniel Espirito Santo Centro Universitário Internacional UNINTER, Polo Salvador Pituba
  • Sandra Mara Valadares Castro Souza Professora do Ensino Fundamental II na Escola Góes Calmon, da Rede Estadual de Ensino em Itiúba, Bahia.

DOI :

https://doi.org/10.5102/univhum.v10i1.2154

Résumé

Em pleno século XXI, ainda existem atitudes de educadores que se baseiam na concepção tradicional de ensino no momento de planejar, ensinar e avaliar os alunos desconsiderando os elementos fundamentais da didática. Nessa perspectiva, existe uma dificuldade do professor apropriar-se da didática como mediadora da prática pedagógica. Este artigo tem como objetivo analisar a ação docente e suas implicações teóricas, práticas e metodológicas na aprendizagem escolar. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, que utiliza a pesquisa bibliográfica como fonte de dados. Os questionamentos levantados a respeito da didática como disciplina fundamental na formação docente e prática pedagógica nos faz valorizar a reflexão e o compromisso que o professor deve ter com a tarefa de educar e compreenda as possibilidades de enriquecer a prática pedagógica. É necessário unir a teoria à prática e trazer para a sala de aula subsídios que somente a compreensão da didática nos fornece.

Biographies de l'auteur-e

  • Eniel Espirito Santo, Centro Universitário Internacional UNINTER, Polo Salvador Pituba
    Doutor em Educação. Mestre em Gestão Integrada de Organizações. Bacharel em Administração de Empresas. Docente universitário e gestor educacional. Professor nos cursos de pós-graduação lato e stricto sensus e gestor do Polo Apoio Presencial Salvador Pituba do Centro Universitário Internacional Uninter.
  • Sandra Mara Valadares Castro Souza, Professora do Ensino Fundamental II na Escola Góes Calmon, da Rede Estadual de Ensino em Itiúba, Bahia.
    Graduada em Pedagogia, Licenciada em História e Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia. Mestranda em Ciências de Educação pela Universidad Americana.

Publié

2013-12-12

Numéro

Rubrique

Artigos