A qualidade da educação para a efetivação e consolidação do novo constitucionalismo latino-americano no Equador e na Bolívia

Manuel Rodrigues De Souza Junior, Luigi Bonizzato

Resumo


Este artigo possui por objeto a análise de como a educação está inserida no constitucionalismo latino-americano equatoriano e boliviano, bem como ocorre a participação do Estado, sociedade e família na busca da sua efetivação e da sua qualidade. Metodologicamente, reuniram-se fontes doutrinárias, documentais e bibliográficas, identificando as nuanças existentes em cada ordenamento jurídico, os relatórios internacionais e as informações nas respectivas mídias nacionais. Justifica-se esta pesquisa pelos relatórios de organismos internacionais que apresentam a educação equatoriana e boliviana como preocupante, ineficiente e ineficaz. Como problema está o déficit de concretude das propostas educacionais equatoriana e boliviana, e assim, como o novo constitucionalismo latino-americano no Equador e na Bolívia inserem e efetivam a educação? Esses processos estão obtendo êxito? O referencial teórico é a colonialidade do ser, desenvolvido por Walter D. Mignolo. Delimita-se a pesquisa na identificação em como os conteúdos culturais e tradicionais dos povos originários integram-se com o “bem viver”, na apresentação da visão não governamental e o que é veiculado nas respectivas mídias nacionais. A originalidade da pesquisa perpassa pela origem e a situação política, econômica e social daqueles dois países, os quais dificultam o estabelecimento das melhores condições de vida e a consolidação do processo educacional. Contudo, o valor do novo constitucionalismo latino-americano traz uma nova visão de mundo florescendo na América Latina.
Palavras-Chave: Educação. Interculturalidade. Constitucionalismo Latino-americano.

Palavras-chave


Educação. Interculturalidade. Constitucionalismo Latino-americano.

Texto completo:

PDF

Referências


BOLÍVIA. Ministerio de Educación. Educación para todos. Bolivia: Revisión Nacional de la EPT al 2015. Agosto, 2014.

BERLINSKY, S. e SCHADY, N. R. (Ed.). (2015). Los primeros años: El bienestar infantil el papel de las políticas públicas. Desarrollo en las Américas (DIA). Washington, D.C.: BID. p. 121. Disponível em: https://eldocenteprofesional.blogspot.com/2017/04/los-primeros-anos-el-bienestar-infantil.html Acesso em: 23 MAIO 19.

DURYEA, Suzanne; ROBLES, Marcos. Pulso social de América Latina y el Caribe 2016: Realidades y perspectivas. 2016. p. 43. Disponível em: https://publications.iadb.org/handle/11319/7863?locale-attribute=es&locale-attribute=en#sthash.s5Ogvspy.dpuf . Acesso em: 30 JUN 18.

DUSSEL, Enrique. 20 Teses de política. Trad. Rodrigo Rodrigues. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO; São Paulo: Expressão Popular, 2007.

EQUADOR. CONSTITUCIÓN DEL ECUADOR. Disponível em: https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2012/08/Constitucion.pdf Acesso em: 23 JUN 18.

EQUADOR. Ministério da Educação. Rendición de Cuentas 2017. p. 6. Disponível em: http://educacion.gov.ec/wp-content/uploads/downloads/2018/03/RENDICION-CUENTAS-2017.pdf Acesso em: 14 JUL 18.

EQUADOR. Ministerio de Educación. Educación para la Democracia y el Buen Vivir. Disponível em: https://educacion.gob.ec/educacion-para-la-democracia-y-buen-vivir/. Acesso em: 23 JUN 18.

EQUADOR. Ministerio de Educación. Plan Nacional para el Buen Vivir 2009 – 2013. Disponível em: https://educacion.gob.ec/que-es-el-buen-vivir/. Acesso em: 23 JUN 18.

EQUADOR. Plan Nacional de Desarrollo 2017-2021. Toda una Vida©. Secretaría Nacional de Planificación y Desarrollo - Senplades 2017. Quito – Ecuador.

Guillermo Mariaca: “La educación boliviana no es educación, es alienación”. Entrevista. Los Tiempos. Disponível em: http://www.lostiempos.com/oh/entrevista/20160912/guillermo-mariaca-educacion-boliviana-no-es-educacion-es-alienacion Acesso em: 11 JUL 18.

ISCH LÓPEZ, E. Las actuales propuestas y desafíos en educación: el caso ecuatoriano. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 115, p. 373-391, abr.-jun. 2011. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 23 JUN 18.

La educación superior en Bolivia. OPINIÓN. CAMBIO. PERIÓDICO DEL ESTADO PLURINACIONAL DE BOLÍVIA. Disponível em: http://cambio.bo/?q=node/19333. Acesso em: 10 JUL 18.

Los desafíos de la educación. EL DEBER. Publicado em: 04 FEV 18. Disponível em: https://www.eldeber.com.bo/opinion/Los-desafios-de-la-educacion-20180204-0064.html Acesso em: 10 JUL 18.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la Colonialidad del Ser: Contribuciones al Desarrollo de un Concepto. Conferencia sobre “Teoría crítica y descolonización”, em Duke University y la Universidad de Carolina del Norte, Chapel Hill, el 30 de mayo de 2004.

MIGNOLO, Walter D. La idea de América Latina. La herida colonial y la opción decolonial. Traducción de Silvia Jawerbaum y Julieta Barba. Editorial Gedisa, S.A. España. Barcelona, 2007.

ONU. Informe sobre Desarrollo Humano 2016. Desarrollo humano para todas las personas. Copyright © 2016. Propiedad del Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo. 1 UN Plaza, Nueva York, NY 10017, Estados UnidosDisponível em: http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr_2016_report_spanish_web.pdf Acesso em: 18 JUL 18.

ONU. PNUD Brasil. O que é IDH. Disponível em: http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/conceitos/o-que-e-o-idh.html Acesso em: 19 JUL 18.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. 2005.

QUIJANO, Anibal. Globalización, colonialidad y democracia. Instituto de Altos Estudios Diplomáticos ‘Pedro Gual” (org.), Tendencias básicas de nuestra época: globalización y democracia. Caracas: Instituto de Altos Estudios Diplomáticos ‘Pedro Gual’, 2001.

SANDER, Benno. Educação na América Latina: Identidade e globalização. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 157-165, maio/ago. 2008.

SANTOS, Theotônio dos. Teoria da dependência: balanço e perspectivas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

Serios problemas en la educación. Página Siete. Disponível em: http://www.paginasiete.bo/opinion/editorial/2017/5/23/serios-problemas-educacion-138531.html Acesso em: 10 JUL 18.

Situación de las niñas, niños y adolescentes respecto a la educación em Bolivia. Disponível em: https://www.unicef.org/bolivia/07_UNICEF_Bolivia_CK_-_nota_conceptual_-_Educacion.pdf. Acesso em: 9 JUL 18.




DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v9i2.6021

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia