Refletindo sobre o currículo na formação de formadores

Alfredo Lacerda de Almeida,

Resumo


O presente artigo trata da formação de formadores por meio do fio condutor curricular. Apresenta o desencontro entre teoria e prática na formação dos profissionais que educam e ensinam, além de apresentar também a realidade e o resultado da trajetória que se vem desenvolvendo há anos. Centra a Pedagogia ultrapassada dos currículos que tendem a valorizar as relações hierárquicas por parte do professor e a passividade do aluno. Discute o desafio e a qualidade da formação de formadores numa perspectiva da refundação curricular. Por fim, atenta para a emanação do saber a partir do mundo acadêmico onde já se iniciou a legitimação do saber prático por intermédio da experimentação coerente entre teoria e prática.

Palavras-chave


Formação. Formadores. Currículo. Teoria. Prática.

Texto completo:

Texto completo


ISSN 1676-0298 (impresso) - ISSN 1983-4179 (on-line) - e-mail: universitas.face@gmail.com

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia