Um estudo da relação entre o índice de acesso digital (DAI) e as vendas de uma empresa de compra de coletiva via internet no estado de São Paulo - DOI: 10.5102/un.gti.v4i2.2914

Leonardo Silva Antolini, Flávio Notomi Kanazawa, Roberto Fava Scare, lldeberto Aparecido Rodello

Resumo


Recentemente, observou-se o surgimento e o desenvolvimento de organizações que popularizaram as compras coletivas via internet, ao operacionalizarem um modelo de negócios baseado no conceito de que uma elevação em escala da demanda pode resultar uma considerável queda nos preços para o consumidor. Por competir na Internet, a estratégia de comunicação de Marketing dessas empresas está essencialmente ligada a ela. Com relação às vendas, nota-se que todas as empresas têm somente um canal: a Internet. Assim, supõe-se que o consumidor deve ter acesso à Internet e que, quanto maior esse nível de acesso digital, maior será o potencial de vendas de um mercado. Considerou-se o Índice de Acesso Digital (DAI) como elemento de influência na construção efetiva do canal de vendas e utilizou-se da metodologia da International Telecommunication Union (ITU, 2003) para medir diversos fatores de acesso digital das cidades selecionadas no estudo. Nesse contexto, esta pesquisa propôs-se a estudar de forma aprofundada a relação entre as vendas de uma empresa de compra coletiva via internet e o DAI de cada mercado, especificamente, de três cidades do Estado de São Paulo, a fim de compreender mais a influência e os impactos do DAI nas vendas da empresa estudada. Identificou-se tendência positiva de relacionamento entre o DAI e as vendas da empresa analisada. Por fim, recomenda-se a utilização do DAI de forma estratégica, sendo uma variável que deve ser monitorada no planejamento de Marketing dessas empresas.

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DOI: https://doi.org/10.5102/un.gti.v4i2.2914

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ISSN 2179-8311 (impresso) - ISSN 2179-832X (on-line) - e-mail: universitas.gti@uniceub.br

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