VAQUEIROS E CANTADORES: A DESAFRICANIZADA CANTORIA SERTANEJA DE LUIS DA CÂMARA CASCUDO
Résumé
O presente artigo traz algumas reflexões quanto ao aspecto racialista do discurso do folclorista Luis da Câmara Cascudo, feitas com base na análise de sua obra Vaqueiros e Cantadores. Busca apreender em seu discurso os esforços que, a partir da genealogia da cantoria sertaneja, identificam o sertão e negam naquela tradição os traços de matriz africana. Para finalizar analisamos o discurso do folclorista em sua relação com seu contemporâneo Gilberto Freyre, no que tange àquela idéia de harmonia entre as raças no Brasil.
Mots-clés
Cantoria; sertão; identificação; africanidade; fronteira.
Texte intégral :
Texto Completo (Português (Brasil))DOI: https://doi.org/10.5102/pade.v1i1.341
ISSN 1980-8887 (on-line) - e-mail: joelmarodriguess@gmail.com