O ensino do direito frente aos novos paradigmas tecnológicos

Edimar Batista Dos Santos, Hector Luís Cordeiro Vieira

Resumo


Especialmente no contexto das sociedades modernas, as novas tecnologias buscam respostas para as mais diversas demandas sociais, ampliando em larga escala a funcionalidade, a capacidade de produção e de mercado, impactando de forma significativa, não só as relações humanas, como também o sistema jurídico. A adoção da inteligência artificial e outras tecnologias não é exclusividade do setor privado, embora, seja possível perceber uma nítida assimetria entre ele e o setor público. É singular o crescimento exponencial na produção e utilização de novas tecnologias, as quais vêm sendo gradativamente divulgadas e distribuídas, objetivando aumentar a eficiência da atuação de operadores do direito, escritórios de advocacia, tribunais, órgãos legislativos e administrativos. Com o avanço tecnológico, a utilização de inteligência artificial e de outras tecnologias será cada vez mais comum nos campos de atuação profissional, sobretudo, para os profissionais das carreiras jurídicas. Apesar disso, o sistema educacional brasileiro, especialmente as Instituições de Ensino Superior, parecem ainda não terem se adaptado aos novos desafios impostos pelas novas tecnologias, principalmente aos desafios da formação dos futuros operadores do direito. Diante desse cenário, buscamos identificar quais são as estratégias de adequação do ensino do Direito utilizadas pelas principais Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal frente aos novos paradigmas tecnológicos, evidenciando a evolução histórica do ensino jurídico brasileiro, a relação entre direito e tecnologia e as experiências positivas do uso de tecnologia no judiciário brasileiro.

Palavras-chave


Ensino. Direito. Novas tecnologias.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2019.7506

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