A comunicação como elemento potencializador para a visibilidade dos povos indígenas
Resumo
A comunicação é uma ação que acontece desde que o ser humano existe, sempre
houve uma necessidade de se expressar seja para pedir, contar, informar ou o simples
ato de falar. A comunicação evoluiu com o passar dos anos e está sendo cada vez mais
utilizada a favor de visibilizar diversas lutas, informações, desigualdades, conquistas e
estudos, é uma gama de assuntos diversos. Com essa evolução do assunto é
importante estudar como essa ferramenta pode ser utilizada para impulsionar e
visibilizar a importância dos povos indígenas. Sem a comunicação o ser humano viveria
em um mundo próprio sem comunidade e pensamento crítico, ideias e sentimentos,
uma vez que é por meio da interação que a humanidade compartilha experiência,
novas ideias e sentimentos. Esta pesquisa investigou como a comunicação, em
específico a plataforma de comunicação e rede social Instagram, pode ser um
instrumento de potencialização para a visibilidade indígena. O estudo teve como
objetivos investigar como as comunidades indígenas podem utilizar os meios de
comunicação para se comunicar de forma efetiva; aumentar a visibilidade indígena;
promover uma representação mais autêntica e justa; canalizar as inúmeras denúncias
de garimpo e invasão territorial. Utilizou-se um estudo bibliográfico para compreender
melhor o termo comunicação e cultura, porém, tendo em vista que o assunto da
pesquisa é um tema atual. Com isso, os métodos utilizados foram pesquisa documental
e pesquisa bibliográfica. Com os resultados encontrados foi possível identificar a forma
com qual os seguidores mais engajam com a forma de se posicionar nas redes, um
posicionamento menos institucional e mais direto e íntimo mostrando o dia a dia e
falando de cultura e ativismo tem uma melhor e maior receptividade pelos seguidores.
Neste estudo foram analisados três perfis, um governamental, uma associação e uma
ativista, mostrando que o perfil ativista mesmo com uma quantidade menor de
seguidores tem a melhor taxa de engajamento em comparação às contas analisadas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2023.9947
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