A atividade pedagógica com estudantes atípicos e a atuação do assistente terapêutico
Resumo
Este projeto de iniciação científica tem como foco investigar a contribuição da atuação
do assistente terapêutico (AT) na inclusão escolar de estudantes atípicos,
especificamente no contexto da interação com o professor regente. O interesse pela
temática surgiu da experiência da pesquisadora como assistente terapêutica em
diferentes contextos, incluindo clínica e ambiente escolar, onde observou desafios
significativos na execução efetiva das práticas inclusivas. A pesquisa se justifica pela
necessidade de compreender como a presença do AT pode potencializar ou
comprometer as estratégias pedagógicas do professor regente, visando o
desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes atípicos. A fundamentação teórica
abrange desde a caracterização de desenvolvimento atípico e suas implicações
neurobiológicas e comportamentais até as políticas educacionais que orientam a
inclusão escolar no Brasil. Os objetivos específicos incluem a análise das competências
do AT, a avaliação das práticas docentes na inclusão, a identificação das funções do AT
em sala de aula e a investigação dos impactos dessa interação na dinâmica pedagógica
e social da turma. A metodologia adotada foi qualitativa, envolvendo análise
documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas com professores e
ATs. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para o aprimoramento das
práticas inclusivas nas escolas, fornecendo insights práticos e teóricos sobre como
melhorar a colaboração entre profissionais para o benefício educacional e emocional
dos alunos atípicos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2023.9983
Apontamentos
- Não há apontamentos.