A necessidade de repensar os mecanismos da responsabilidade ambiental em caso de riscos de vazamento de petróleo na zona econômica exclusiva no Brasil

Marcelo D. Varella

Resumo


Há vários obstáculos jurídicos e de políticas públicas para a proteção efetiva do meio ambiente, com a expansão do pré-sal, como os maiores riscos da produção, a falta de jurisdição, falta de pessoal suficiente e de instrumentos de responsabilidade compartilhada das empresas. No tocante ao aumento dos riscos, a exploração de petróleo em águas ultraprofundas, devido às dificuldades tecnológicas, a alta pressão e outros fatores ambientais, leva a menor controle dos fatores de acidentes. Trata-se de nova tecnologia que exige esforços em proteção ambiental similares àqueles investidos na produção. A falta de jurisdição penal e cível do Estado brasileiro sobre essa região poderia ser compensada com a possibilidade de aplicação de sanções mais severas no âmbito administrativo, como a interdição da produção ou mesmo multas contratuais no processo de concessão de blocos de exploração. Por se tratarem de pessoas jurídicas, as penalidades econômicas podem ter efeitos mais importantes do que eventuais multas.
O valor das multas, por sua vez, deve ser proporcional aos valores oriundos da exploração de petróleo. Como vimos acima, as multas têm valor representativo, mas nesse universo de investimentos, acabam representando parcelas insignfiicantes do faturamento. Nesse caso, o ordenamento jurídico deve mudar sua lógica de sanção e não fixar valores monetários, mas percentuais de faturamento, como ocorre no direito da concorrência ou do combate à corrupção, por exemplo. Nesse caso, os contratos de concessão devem prever a possibilidade do valor da multa ser arbitrado em virtude do grau de culpa e da imputabilidade da empresa.
O órgão responsável pelas multas administrativas não pode ser o mesmo órgão responsável pelo estímulo à produção de petróleo. Como ficou bem evidente em outras experiências internacionais, a exemplo dos Estados Unidos, trata-se de sistema altamente ineficaz. Nos contratos de concessão, é importante destacar a possibilidade do IBAMA e não da ANP de fixar os valores adequados de multas, bem como a impossibilidade de continuar a exploração no país.

Texto completo:

PDF

Referências


AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTIVEIS. Página principal. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2013.

BARROS-PLATIAU, A., BARROS et alii. Correndo para o mar antropoceno: a complexidade da governança dos oceanos e a estratégia brasileira dos recursos marinhos in Revista de Direito In¬ternacional, v. 12, n. 1, 2015

BARROS-PLATIAU, A., BARROS et al. Correndo para o mar antropoceno: a complexidade da governança dos oceanos e a estratégia brasileira dos recursos marinhos in Revista de Direito Internacional, v. 12, n. 1, 2015

BRASIL. Congresso Nacional. Comissão Parlamentar Mi¬sta de Inquérito n. 302: destinada a investigar irregularidades envolvendo a empresa Petróleo Brasileiro S/A (PETROBRAS), ocorridas entre os anos de 2005 e 2014 e relacionadas à compra da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA); ao lançamento de plataformas inacabadas; ao pagamento de propina a funcionários da estatal; e ao superfaturamento na construção de refinarias – CPMIPETRO”: relatório final. Brasília, dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2015.

BRASIL. Ministério Público Federal. Procuradoria da República no Município de Campos dos Goytacazes (RJ). Ação Civil Pública com Pedidos de Liminar. Campos dos Goytacazes, 02 de abril de 2012. Disponível em: . Acesso em: 09 maio 2015.

BRASIL. Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro 20º Ofício. Meio Ambiente e patrimônio cultural. Termo de compromisso de ajustamento de conduta que entre si celebram de um lado o Ministério Público Federal e de outro Chevron Brasil Upstream Frade LTDA., Chevron América Latina Marketing LLC e Transocean Brasil Ltda. com a inter¬veniência da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bio¬combustíveis - ANP e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama. Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2015.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Relatório de Auditoria. TC-037.197/2011-8. Plenário. Órgão En¬tidade: Petróleo Brasileiro S.A.(Petrobras). Interessado: Tribunal de Contas da União. Relator: Relator: Min. José Jorge de Vasconcelos Lima. Brasília, 22 de outubro de 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2015.

ELLSWORTH, Brian. Petrobras to sell $65 billion stock in record offer. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2013249

GIACOMITTI, R. B e ISAGUIRRE-TORRES, K. R. Instrumentos públicos e privados para a reparação do dano ambiental causado por derramamento de óleo no mar sem origem definida: as manchas órfãs in Revista de Direito Internacional, v. 12, n.1, 2015.

GOLDSTEIN, Andrea. The emergence of multilatinas: the Petrobras experience. Universia Business Review, Ma¬drid, n. 25, p. 98-111, 2010.

INFORME CONJUNTURA E INFORMAÇÃO. Rio de Janeiro: ANP, 200?. Disponível em: . Acesso em: 8 maio 2015.

INSTITUTO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE. Nota Informativa CPEG/DILIC/IBAMA nº 01/12 de 05 de Janeiro de 2012. Disponível em: . Acesso em: 09 maio 2015.

LOPES, I. O direito internacional privado e a responsa¬bilidade civil extracontratual por danos ambientais cau¬sados por transportes marítimos à luz do direito brasi¬leiro in Revista de Direito Internacional, v. 12, n.1, 2015.

LUCCHESI, Celso Fernando. Petróleo. Estudos Avança¬dos, São Paulo, v. 12, n. 33, p. 17-40, maio/ago. 1998.

NAÇÕES UNIDAS. Convenção das Nações Unidas so¬bre o Direito do Mar e o acordo relativo à aplicação da par¬te XI da mesma convenção. Nova York, 10 de dezembro de 1982. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2015.

OPERAÇÃO no Campo Frade: primeira produção teve início em 2009. Disponível em: Acesso em: 09 maio 2015.

PERGUNTAS e respostas: pré-sal. Set. 2009. Di¬sponível em: . Acesso em: 08 out. 2013.

SEABRA, Alessandra Aloise de et al. A Província promissora fazer pré-sal. Revista Direito GV, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 57-74, jan./jun. 2011.

TREVES, Tullio. Coastal States’ rights in the maritime areas under UNCLOS in Revista de Direito Internacio¬nal, v. 12, n.1, 2015.




DOI: https://doi.org/10.5102/rdi.v12i1.3460

ISSN 2236-997X (impresso) - ISSN 2237-1036 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia