Programas sociais brasileiros e sua relação com a pobreza, a desigualdade e o desenvolvimento.

Mirian Aparecida Rocha, Rosa Maria Olivera Fontes, Leonardo Bornacki de Mattos, Jader Fernandes Cirino

Resumo


O objetivo deste trabalho foi estudar o impacto de alguns programas sociais brasileiros sobre pobreza, desigualdade e desenvolvimento, no período 2004 a 2007. Para tanto, neste artigo foi utilizada a abordagem de componentes principais da análise fatorial na construção dos Índices de Subdesenvolvimento Econômico, Concentração de Renda e; Cobertura Vacinal. De posse destes, realizou-se uma análise em painel, cujos resultados indicaram que, para o Índice de Subdesenvolvimento Econômico, o Bolsa Família, o Cartão Alimentação e o PAIF, tiveram efeitos positivos e, considerando o montante aplicado no PBF, este é o que mais impacta nos indicadores de desenvolvimento econômico. Já para o Índice de Concentração de Renda, os programas analisados não apresentaram efeitos relevantes. Por outro lado, o Auxílio Gás, o Bolsa Alimentação e o Bolsa Família contribuem para a melhoria da Cobertura Vacinal. Com isso, verificou-se que alguns programas sociais tem cumprido o seu propósito e justificado os recursos crescentes que o governo tem destinado a eles, enquanto outros contribuem apenas marginalmente para a melhoria dos indicadores.

Palavras-chave


Programas sociais; desigualdade de renda; pobreza; desenvolvimento

Texto completo:

PDF

Referências


CACCIAMALI, M. C. e CAMILLO, V. S. Redução da desigualdade da distribuição de renda entre 2001 e 2006 nas macrorregiões brasileiras: tendência ou fenômeno transitório? Economia e Sociedade, v. 18, n. 2 (36), p.287-315, ago. 2009.

COSTA, A. A. B. da; SALVATO, M. A. Análise Contrafactual do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família para o período 2004-2006. 2008. Disponível em: http://www.cedeplar.ufmg.br/seminarios/seminario_diamantina/2008/D08A098.pdf. Acesso em: 15 jun. 2010.

CURY, S.; et al. The Impacts of Income Transfer Programs on Income Distribution and Poverty in Brazil: An Integrated Microsimulation and Computable General Equilibrium Analysis. São Paulo: FGV, mimeo. 2010.

GREENE, W. Econometric Analysis. 5th ed. New Jersey, Prentice Hall. 2003.

GUEDES, G.R. e ARAÚJO, T.F. Avaliação do impacto do aumento da cobertura do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) sobre a pobreza e a desigualdade entre o grupo de idosos e os elegíveis não atendidos. Anais do XXXV Encontro Nacional de Economia, Anpec, 2007.

HAIR, J.F.; ANDERSON, R.E.; TATHAM, R.L.; BLACK, W.C. Multivariate Data Analysis: With Readings. Prentice Hall, New Jersey, 1995.

JUSTO, C. R. D. M. Política de transferência de renda e cidadania no Brasil: Implicações político-sociais dos Programas Municipais de Renda Mínima a partir dos Estudos Comparativos dos Casos de Campinas, Jundiaí, Santo André e Santos (1995-2006). Campinas, 2007. 424p. Tese (Doutorado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas.

LEMOS, J.J.S. Indicadores de Degradação no Nordeste Sub-úmido e Semi-árido. Revista SOBER, 2000, p.1-10.

MINGOTI, S. A. Análise de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. Belo Horizonte: Editora da UFMG; 2005.

MOREIRA, G.R.C. Políticas sociais, desigualdades pessoais e regionais da renda no Brasil:uma análise de insumo-produto. Piracicaba, 2007. 96p. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Universidade de São Paulo.

ROCHA, S. Impacto sobre a pobreza dos novos programas federais de transferência de renda. Revista Economia Contemporânea, v. 9, n. 1, p. 153-185, jan./abr. 2005.

SCHWARTZMAN, S. Redução da desigualdade, da pobreza, e os programas de transferência de renda. Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, versão 3, 13 de fev. 2006.

SOARES, F. V. et al. Programas de transferências de renda no Brasil: impactos sobre a desigualdade e a pobreza. Centro Internacional de Pobreza (IPC/Pnud/Ipea), 2006.




DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v4i1.2661

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia