Direito agroalimentar e território: reflexões sobre o uso da água na atividade agrícola.

Rodolfo Franco

Resumo


Este estudo aborda a questão da produção de alimentos e sua relação com o território, espaço sem o qual não há possibilidade de se produzir nenhuma cultura. Além disso, analisa o uso da água - enquanto elemento que compõe o território - na atividade agrícola, ressaltando que o uso irracional deste recurso pode gerar danos ao meio ambiente e à coletividade. Discute também a problemática acerca do direito ao acesso à água de qualidade como direito humano, assim também concebido o direito à alimentação. Ressalta a importância dos mecanismos legais de controle do uso da água como forma de preservar as nascentes e estabelecer programas para recuperação daquelas degradadas.

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Plauto Faraco. Ecocivilização: ambiente e direito no limiar da vida, 2008.

BRASIL, Aquífero Guarani. Disponível em:

BRASIL, Constituição Federal de 1988. Disponível em:

htm>

BRASIL, Código Civil de 2002. Disponível em:

BRASIL, Código Florestal brasileiro. Disponível em:

Lei/L12651.htm.>

BRASIL, lei nº 9.433/97. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de

Recursos Hídricos. Disponível em:

BRASIL, Lei nº 9.984/2000. Disponível em: .

BRASIL, Universidade de São Paulo. Biblioteca Virtual de Direitos Humanos. Declaração Universal. Declaração

Universal dos Direitos da Água. Disponível em: .

FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Relatório sobre mudança climática, água e segurança

alimentar. Disponível em:

FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Relatório sobre mudança climática, água e segurança alimentar. Disponível em:

FRANCO, Rangel Donizete. A desapropriação e a regularização dos territórios quilombolas [manuscrito] / Rangel Donizete Franco. - 2012. xv, 195 f. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Vidotte Blanco Tarrega. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Direito, 2012.

HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. Tradução de João Alexandre Peschanski. São Paulo, SP: Boitempo, 2011.

HENKES, Silviana Lúcia. O futuro do agronegócio brasileiro sob uma perspectiva hídrico-jurídica. Direito do agronegócio. Coordenadores: João Eduardo Lopez Queiroz, Márcia Walquiria Batista dos Santos. 2ª ed. ampl; prefácio de Mário Otávio Batalha. Belo Horizonte: Fórum, 2011.

LEITE, José Rubens Morato. Ayala, Patryck de Araújo. Direito ambiental na sociedade de risco. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

LIMA, João Vicente R. B. C. As possibilidades de uma socioecologia em Amartya Sen. Disponível em:

pensamentoplural.ufpel.edu.br/edicoes/03/06.pdf.>

LIMA, Jorge. Situação e perspectivas sobre as águas do cerrado. Revista brasileira para o progresso da ciência. Ciência e cultura. Temas e tendências: cerrado. Ano 63, número 3, julho, agosto e setembro de 2011.

MARTINS, José de Souza. O tempo da fronteira: retorno à controvérsia sobre o tempo histórico da frente de expansão e da frente pioneira. Disponível em: www.fflch.usp.br.

NETO, Joaquim Shiraishi. Aula ministrada na faculdade de direito da Universidade Federal de Goiás no dia 14 de outubro de 2013.

REYMÃO, Ana Elizabeth. SABER, Bruno Abe. Acesso à água tratada e insuficiência de renda: duas dimensões do problema da pobreza no nordeste brasileiro sob a ótica dos objetivos de desenvolvimento do milênio. Disponível em:

ROQUE, Márcio William. Tese de doutoramento. Disponível em:

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução Laura Teixeira Motta; revisão técnica Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

TUNDISI, José Galizia. Água no século XXI: Enfrentando a escassez. São Carlos: RiMa, IIE, 2. Ed., 2005.

ZIEGLER, Jean. Destruição em massa geopolítica da fome. Tradução de José Paulo Netto. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2013.

ZIEGLER, Jean. Meio ambiente, fórum da água. ONU deverá ver disputa entre mercado e defensores de água. Disponível

em:




DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v4i1.2673

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia