O que é uma boa tese de doutorado em Direito?

Marcelo D. Varella, Nitish Monebhurrun

Resumo


Este artigo analisa as teses de doutorado defendidas no âmbito da área de Direito, no Brasil, estudando, para tanto, o que as escolas de Direito consideram como uma tese excelente. Utilizando um método empírico, o artigo identifica e destaca os critérios que caracterizam as teses brasileiras indicadas para o Prêmio de Tese da Capes. Em seguida, compara essas teses com os outros trabalhos defendidos durante o mesmo período. Para esta comparação, utiliza tanto critério qualitativos quanto quantitativos. A pesquisa feita revelou trabalhos de excelente qualidade, sendo, no entanto, maculados por quantidade significativa de teses de má qualidade. Como não existe um órgão estatal que unifique os critérios que devem ser cumpridos ao se preparar uma tese de Direito, a situação parece caótica: o esforço mínimo ou máximo esperado do doutorando não é nítido. Este artigo alerta os Programas de Pós-Graduação em Direito sobre a problemática, explicando ao mesmo tempo como a valorização das teses que competem ao prêmio pode ser um passo inicial para construir um caminho doutoral de excelência.

Texto completo:

PDF

Referências


GARNER, Bryan A., A Message to Law Students: Effective Writing Takes a Lifelong Commitment in Michigan Bar Journal, setembro 2006.

OLIVEIRA, Luciano, Não falei do código do Hamurábi, disponível em: , acesso em 13/01/2014.

OST, F. La thèse de doctorat em droit: du projet à la soutenance, disponível em:

pdf/Droit/rapport_fr.pdf>, acesso em 11.11.2013, p. 2.

RE, Edward D., “Increased Importance Of Legal Writing In The Era Of “The Vanishing Trial” in Touro Law Review, v. 21, 2005.

SCHIESS, Wayne, “Legal Writing Is Not What It Should Be”, Southern University Law Review, v. 37, n.1, 2009.

SCHOPENHAUEUR, Arthur, A arte de escrever, Porto Alegre, L&PM, 2012.

VARELLA, M. D. e Roesler, C. R. Dificuldades de avaliação de publicações na área Direito in Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 18, 2012.

VARELLA, M. D. e LIMA, M. M. B. Políticas de revalidação de diplomas de pós-graduação em Direito no Brasil. Dificuldades e desafios para o sistema brasileiro in Revista Brasileira de Políticas Públicas, v. 2, 2012.

WEBER, Max, Ciência e Política: Duas vocações, Berlim, Dunker & Humblot, 1968.

THE ECONOMIST (Leaders). How science goes wrong in The Economist, 19/10/2013, disponível em:, acesso em 13/01/2014.




DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v3i2.2730

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia