Políticas Públicas na fronteira trinacional: o desafio ao pleno exercício da cidadania.
DOI:
https://doi.org/10.5102/rbpp.v4i1.2813Palavras-chave:
Fronteiras, políticas públicas, cidadania, migração.Resumo
O presente trabalho aborda as dificuldades na implementação de políticas públicas na região das fronteiras entre Brasil, Paraguai e Argentina, um ambiente bastante diferenciado, dotado de peculiaridades que nem sempre são condizentes com as necessidades do restante do país. Estas particularidades mostram-se determinantes para a elaboração e implantação das ações governamentais voltadas ao bem estar, segurança e trabalho na região, uma vez que o conceito de cidadania fluida, intenso trânsito de pessoas e diferentes níveis de assistência social em cada país são fatores muitas vezes conflituosos, difíceis de conciliar entre os diversos atores e níveis governamentais envolvidos – municipal, estadual/provincial/departamental, e federal. Ademais, o acesso às ações estatais, que vinculam-se ao gozo de cidadania plena, acaba por marginalizar ainda mais aqueles que deveriam ser contemplados com as ações positivas do Estado. O acesso ao Sistema Único de Saúde, as ações sanitárias preventivas, o sistema aduaneiro, que deveriam ser voltados à construção de uma realidade includente, acabam por negar o acesso à cidadania, deixando uma parcela da população vulnerável, que circula por mais de um Estado, mas não é atendida plenamente, aceita e incluída por nenhum.Referências
ASTORGA, Jose Ignácio. Contexto dos Países e da Fronteira. In Revista de Estudo da Rede de Serviços de Saúde na Região de Fronteira Argentina Brasil e Paraguai: 2001-2002/Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde, 2004.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Casa do Migrante de Foz do Iguaçu completa dois anos. Disponível em: http://portal.mte.gov.br/imprensa/casa-do-migrante-de-foz-do-iguacu-completa-dois-anos.htm. Acesso em 20 de junho de 2013.
BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Secretaria de Programas Regionais. Proposta de Reestruturação do Programa de Desenvolvimento da faixa de fronteira. Brasília: Ministério da Integração Nacional, 2005.
BONAVIDES, Paulo. Do Estado Liberal ao Estado Social. 8ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2007.
CARDOSO JÚNIOR, José Celso. Desafios ao desenvolvimento brasileiro. Brasília: IPEA, 2009.
CARNEIRO FILHO, Camilo Pereira. Tríplice fronteira entre Brasil-Paraguai-Argentina: transfronteirização através do crime. Revista Relações Internacionais no Mundo Atual. Curitiba: Unicuritiba. v.2, n.16, 2012.
CORREA, Marcos Sá. Meu vizinho, o Parque Nacional do Iguaçu. Cascavel: Tuicial, 2009.
CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e Democracia no Brasil. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1999.
FREITAS, Maria de Fátima Quintal de. Dimensões da exclusão e da participação na vida cotidiana: perspectiva da psicologia social comunitária latino-americana. In SCMIDT, Maria Auxiliadora, e STOLTZ, Tânia. Educação, Cidadania e Inclusão Social. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2006.
GOHN, Maria da Glória. História dos movimentos e lutas sociais. São Paulo: Loyola, 2003.
GOHN, Maria da Glória. Comunidade: origens, ressignificações e articulações com o poder local no Século XXI. In: SOUZA, Maria Antônia, e COSTA, Lucia Cortes. Sociedade e Cidadania: desafios para o século XXI. Ponta Grossa: Editora UEPG,, 2005. p. 25.
HÖFLING, Heloísa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001.
MENEZES, Marilda Aparecida de. Histórias de Migrantes. São Paulo: Loyola, 1992.
PARO, Denise. Denúncias de trabalho escravo levam MP a notificar síndicos em Foz. Curitiba: Gazeta do Povo, 10 de fevereiro de 2012.
SILVA, Maria Geusina, e NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro. Brasiguaios: a dupla desigualdade na região da fronteira. In: COSTA, Lucia Cortes. Estado e Democracia: pluralidade de questões. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2008.
SORJ, Bernardo, e MARTUCELLI, Danilo. O desafio Latino-Americano: coesão social e democracia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
TACRO; Marcia Anita Sprandel (coord.) Situação das Crianças e dos Adolescentes na Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai: Desafios e Recomendações. Curitiba: ITAIPU Binacional/UNICEF, 2005.
WAGNER, Eugênia Sales. Hannah Arendt e Karl Marx – O mundo do trabalho. Cotia: Ateliê Editorial, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
“Eu XXXX declaro que em caso de aceitação do artigo inédito, a Revista Brasileira de Políticas Públicas passa a ter os direitos autorais a ele referentes sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação impresso ou eletrônico. Em caso de necessidade, autorização prévia deverá ser solicitada por escrito junto ao Editor-gerente da RBPP”.
Revista Brasileira de Políticas Públicas do UniCEUB está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/