Revisitando o conceito de serviço público

Autores

  • Andre Luiz Dos Santos Nakamura Universidade Presbiteriana Mackenzie image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5102/rbpp.v9i1.4743

Palavras-chave:

Serviço público. Atividade econômica. Direitos sociais.

Resumo

Este artigo tem por objetivo revisitar e atualizar o conceito de um instituto fundamental ao estudo do Direito Administrativo: o serviço público. A metodologia utilizada é a hipotético-dedutiva; por meio de pesquisas bibliográficas, serão analisados os conceitos de serviço público que serão refutados ou confirmados, tendo em vista o Direito Positivo brasileiro. Concluímos que o conceito de serviço público não é mais o da Escola Francesa, bem como que os institutos do Direito Europeu e Estadunidense de “serviços econômicos de interesse geral” e “public utilities” não são totalmente adequados ao conceito de serviço público positivado na Constituição Federal; conclui-se que o conceito de serviço público deve ser visto como uma atividade econômica que foi, por meio de lei, atribuída ao Estado para que a exerça de forma direta ou por meio de concessão ou permissão, sempre tendo em vista a finalidade de dar efetividade aos direitos fundamentais.

Biografia do Autor

  • Andre Luiz Dos Santos Nakamura, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Procurador do Estado de São Paulo Doutorando em Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Especialista em Direito Processual Civil pela Escola Superior da Procuradoria do Estado de São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Professor e monitor do curso de Especialização em Direito do Estado na Escola Superior da Procuradoria do Estado de São Paulo. Professor nas disciplinas de Direito do Estado na Universidade Paulista (UNIP).

Referências

AGUILLAR, Fernando Herren. Direito Econômico: do Direito Nacional ao Direito Supranacional. São Paulo: Atlas, 2016.

ARAÚJO, Edmir Netto de. Curso de Direito Administrativo. 5ª edição. São Paulo: Saraiva, 2010.

GORDILLO, Agustín. Tratado de Derecho Administrativo. Tomo 2. 5ª edición. Belo Horizonte: 2003, Del Rey e Fundación de Derecho Administrativo.

GRAU, Eros. A ordem econômica na Constituição de 1988. 17ª edição. São Paulo: Malheiros, 2015.

MARQUES NETO, Floriano de Azevedo. Evolução do Serviço Público. In: KLEIN, Aline lícia; MARQUES NETO, Floriano de Azevedo. Tratado de Direito Administrativo: funções administrativas do Estado. Vol. 4. Coordenação: Maria Sylvia Zanella Di Pietro. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014, p. 31-87.

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Curso de Direito Administrativo. 15ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

JEZÉ, Gaston. Principios generales del Derecho Administrativo. Traducion por Julio N. San Millán Almagro. Buenos Aires: Depalma, 1949.

JUSTEN FILHO, Marçal. Contornos da atividade administrativa de fomento no direito administrativo brasileiro: novas tendências. In: BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio; FERRAZ, Sérgio; ROCHA, Silvio Luís Ferreira da; SAAD, Amauri Feres. Direito Administrativo e Liberdade: Estudos em homenagem a Lúcia Valle Figueiredo. São Paulo: Malheiros, 2014. p. 536/566.

___________________. Curso de Direito Administrativo. 8ª edição. Belo Horizonte: Fórum, 2012

LOUREIRO, Luiz Gustavo Kaercher. Premissas para uma leitura integrada da indústria de energia na Constituição e para a identificação de uma política energética constitucional – a propósito dos arts. 173 e 175 da Carta. In: ARAGÃO, Alexandre Santos de. Direito do petróleo e de outras fontes de energia. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011. p. 303-325.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 27ª edição. São Paulo: Malheiros, 2010.

RIVERO, Jean. Direito administrativo. Tradução Rogério Ehrhardt Soares. Coimbra: Almedina, 1981.

TRONCOSO REIGADA, Antônio. Dogmática Administrativa y Derecho Constitucional: em caso del servicio público. Revista Española de Derecho Constitucional. Año 19. Núm. 57, p. 87-164. Septiembre-Diciembre 1999.

Downloads

Publicado

2019-06-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Revisitando o conceito de serviço público. (2019). Revista Brasileira de Políticas Públicas, 9(1). https://doi.org/10.5102/rbpp.v9i1.4743