Quando a luta antimanicomial mira no manicômio judiciário e produz desencarceramento: uma análise dos arranjos institucionais provocados pela defensoria pública no campo da política pública penitenciária e de saúde mental

Patricia Fonseca Carlos Magno de Oliveira, Luciana Boiteux

Resumo


A pesquisa delimita-se no encontro entre os saberes psiquiátrico e jurídico, buscando compreender se e como os reflexos jurídico-penais da Lei n. 10.216/01 no campo da execução das medidas de segurança são hábeis a produzir o exorcismo da noção da periculosidade e do estigma do louco perigoso. Diante da abolição do exame de verificação da cessação da periculosidade (EVCP), paradigmaticamente substituído pelo EMPAP – exame multiprofissional e pericial de avaliação psicossocial no Estado do Rio de Janeiro identifica-se um fenômeno de decréscimo de institucionalização. Seu objetivo do trabalho é analisar, à luz da criminologia crítica e da teoria crítica dos direitos humanos, a mudança paradigmática para o EMPAP para demonstrar quais os rearranjos institucionais tem sido alinhavados na execução das medidas de segurança, no sentido de desenhar um descontinuum do controle formal punitivo para o controle social informal. O trabalho trata da interação entre a política pública de saúde mental e se baseia em dados da atuação concreta da Defensoria Pública em casos de medida de segurança levantados no curso da pesquisa empírica que se utilizou de metodologia da pesquisa participante, com acesso direto a fontes primárias consistentes em bancos de dados públicos de acesso restrito e a acervos de processos judiciários. As conclusões apontam para a potência das articulações interinstitucionais entre atores e atrizes do sistema de justiça e a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) como a chave para compreender o decréscimo do número de pessoas manicomializadas no Estado, com nenhum caso de reiteração criminosa, até o momento.

Palavras-chave


Desencarceramento; Defensoria Pública; Medida de segurança; EMPAP; Controle Social

Texto completo:

PDF

Referências


AMARANTE, Paulo. Loucos pela Vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1995.

AMARANTE, Paulo. Saúde Mental e Atenção Psicossocial. 4. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2007.

BARATA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal: introdução à sociologia do Direito Penal. Tradução de Juarez Cirino dos Santos. 3. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2002.

BECKER, Howard. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Tradução de Maria Luiza X. de Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. 35. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BORGES, Nadine; CUNHA, José Ricardo. Direitos humanos, (não) realização do estado de direito e o problema da exclusão. In: CUNHA, José Ricardo. Direitos Humanos, Poder Judiciário e sociedade. Rio de Janeiro: FGV, 2011. p. 207-247.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (Org.). Pesquisa Participante: o saber da partilha. Aparecida: Ideias e Letras, 2006.

BRASIL. Ministério da Justiça. Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias – INFOPEN – atualização JUNHO DE 2016. Disponível em: http://depen.gov. br/DEPEN/noticias-1/noticias/infopen-levantamento-nacional-de-informacoes-penitenciarias-2016/relatorio_2016_22111.pdf. Acesso em: 19 fev. 2018.

BRASIL. Ministério da Justiça. Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias – INFOPEN MULHERES. JUNHO DE 2014.

BRASIL. Ministério da Justiça. Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). Secretaria de Políticas para as Mulheres. Mulheres Presas - Dados Gerais: Projeto Mulheres/DEPEN. Dez/2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

CAETANO, Haroldo (Coord.). PAILI: Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator. 3. ed. Goiânia: MP/GO, 2013.

CAETANO, Haroldo (Coord.). Reforma Psiquiátrica nas Medidas de Segurança: a experiência goiana do PAILI. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 20, n. 1, p. 112-115, 2010.

CARDOSO, Luciana Zaffalon Leme. Uma Fenda na Justiça: a Defensoria Pública e a construção de inovações democráticas. São Paulo: Hucitec, 2010.

CARRARA, Sergio. Crime e Loucura: o aparecimento do manicômio judiciário na passagem do século. Rio de Janeiro: EdUERJ; São Paulo: EdUSP, 1998.

CARVALHO, Salo de. Antimanual de Criminologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

CARVALHO, Salo de. Penas e Medidas de Segurança no Direito Penal Brasileiro: fundamentos e aplicação judicial. São Paulo: Saraiva, 2013.

CASARA, Rubens. Processo Penal do Espetáculo: ensaios sobre o poder penal, a dogmática e o autoritarismo na sociedade brasileira. Santa Catarina: Empório do Direito, 2015.

COHEN, Stanley. Visiones del control social. Barcelona: Edita PPU, 1988. DAVIS, Angela. Mulheres, Raça e Classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

DEFENSORIA pede à ONU providências contra manicômios judiciais. Quarta-feira, 14 de setembro de 2016. Disponível em: http://justificando.cartacapital.com.br/2016/09/14/defensoria-pede-onu-provi-dencias-contra-manicomios-judiciais/. Acesso em: 20 fev.2018.

DELGADO, Pedro Gabriel. As Razões da Tutela: psiquiatria, justiça e cidadania do louco no Brasil. Rio de Janeiro: Te Corá, 1992.

DINIZ, Debora. A custódia e o tratamento psiquiátrico no Brasil: censo 2011. Brasília: Letras Livres: Universidade de Brasília, 2013.

FLAUZINA, Ana Luiza Pinheiro. Corpo Negro Caído no Chão: o sistema penal e o projeto genocida do Estado Brasileiro. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo, ano 6, 2012.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo, ano 10, 2016.

FOUCAULT, Michel. História da Loucura: na idade clássica. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 2014.

FOUCAULT, Michel. A Verdade e as Formas Jurídicas. Tradução de Eduardo Jardim e Roberto Machado. 4. ed. Rio de Janeiro: Nau, 2013.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. Os Anormais. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: WMF M. Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 2011.

GABARRÓN, Luis; HERNANDEZ LANDA, Libertad. O que é a pesquisa participante? In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (Org.). Pesquisa Participante: o saber da partilha. Aparecida: Ideias e Letras, 2006. p. 93-121.

GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Tradução Galeano de Freitas. 35. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, Prisões e Conventos. Tradução de Dante Moreira Leite. São Paulo: Perspectiva, 2015.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

HERRERA FLORES, Joaquín. A Reinvenção dos Direitos Humanos. Tradução de Carlos Roberto Diogo Garcia; Antônio Henrique Graciano Suxberger; Jefferson Aparcido Dias. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.

HOLLOWAY, John. Fissurar o Capitalismo. Traduzido por Daniel Cunha. São Paulo: Publisher Brasil, 2013.

JOSÉ, Caio Jesus Granduque. Defensorar em Tempos de Exceção ANADEP. Livro Práticas e Teses Exitosas. In: CONGRESSO NACIONAL DOS DEFENSORES PÚBLICOS, 13., 2017. Tema: Defensoria Pública em defesa dos grupos em situação de vulnerabilidade. Disponível em: https://www.anadep.org.br/wtksite/Livro_Congresso_2017.pdf. Acesso em: 20 fev.2018.

KUHN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.

LAGARDE Y DE LOS RÍOS, Marcela. Los Cautiverios de las Mujeres: madresposas, putas, monjas, presas y locas. 4. ed. Mexico, DF: UNAM, 2005.

MAGNO, Patricia. Autonomia da Defensoria Pública: uma análise à luz da teoria crítica dos direitos humanos e de Resoluções da OEA. In: BARBOSA, Rafael Vinheiro Monteiro; ROCHA, Bheron; MAIA, Maurilio Casas. Autonomia e Defensoria Pública: aspectos constitucionais, históricos e processuais. São Paulo: Juspovdim, 2018. p. 145-174.

MAGNO, Patricia. E assim morre o exame de cessação de periculosidade. ANADEP. Livro Práticas e Teses Exitosas. In: CONGRESSO NACIONAL DOS DEFENSORES PÚBLICOS. 13., 2017. Tema: Defensoria Pública em defesa dos grupos em situação de vulnerabilidade. Disponível em: https://www.anadep.org.br/wtksite/Livro_Congresso_2017.pdf. Acesso em: 20 fev. 2018. p. 389-402.

MAGNO, Patricia. Encarceramento Feminino: um olhar sobre mulheres e medidas de segurança. In: BERNER, Vanessa Oliveria Batista; JUCÁ, Roberta Laena Costa; MORAES, Heloisa Melino de. Teoria Crítica, Descolonialidade e Direitos Humanos. Rio de Janeiro: F. Bastos, 2016. p. 115-155.

MAGNO, Patricia. Loucura, Crime e Gênero no encarceramento feminino: o papel das Defensorias Públicas. 13º Mundo de Mulheres/. In: CONGRESSO FAZENDO GÊNERO, 11. Anais eletrônicos. Disponível em: http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1498700716_ARQUIVO_Loucura_ crime_genero-no-encarceramentofeminino_papeldasDPs_v.final.pdf. Acesso em: 19 fev. 2018.

MAGNO, Patricia; FRANCO, Glauce. I Relatório Nacional de Atuação em Prol de Pessoas e/ou Grupos em Condição de Vulnerabilidade. Brasília: Forum Justiça e ANADEP, 2015.

MASCARO, Alysson Leandro. Estado e Forma Política. São Paulo: Boitempo, 2013.

MESSUTI, Ana. O Tempo como Pena. Tradução de Tadeu Antonio Dix Silva e de Maria Clara Veronesi de Toledo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

RAUTER, Cristina. Criminologia e Subjetividade no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

SANTOS, Boaventura Sousa. Poderá o direito ser emancipatório? Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 65, p. 3-76, maio 2003.

SEQUEIRA, Silvia Maria de. Atendimento da pessoa em cumprimento de medida de segurança em conjunto com a equipe multidisciplinar do Hospital Psiquiátrico Penal. Disponível em: https://www.anadep.org.br/wtk/pagina/prati-ca_exitosa?id=13393. Acesso em: 19 fev. 2018.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

SZASZ, Thomas. A Fabricação da Loucura: um estudo comparativo entre a inquisição e o movimento de saúde mental. Tradução de Dante Moreira Leite. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

SZASZ, Thomas. O Mito da Doença Mental: fundamentos de uma teoria da conduta pessoal. Tradução de Irley Franco e Carlos Roberto Oliveira. 2. ed. São Paulo: Linoart, 1974.

VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Reforma Psiquiátrica, tempos sombrios e resistência: diálogos com o marxismo e o serviço social. Campinas: Papel Social, 2016.

WACQUANT, Loïc. Punir os Pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos [A Onda Punitiva]. Tradução de Sérgio Lamarão. 3. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2015.

WOLKMER, Antonio Carlos. Introdução ao Pensamento Jurídico Crítico. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

YASYUI, Silvio. Rupturas e Encontros: desafios da reforma psiquiátrica brasileira. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Em busca das penas perdidas: a perda de legitimidade do sistema penal. Tradução Vânia Romano e Amir Lopes da Conceição. Rio de Janeiro: Revan, 1991.




DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v8i1.5144

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia